Autor: Jeremias
Tema: A advertência e o julgamento de Deus para os pecados de Judá
Data da escrita: 585-580 a.C.
Esboço de Jeremias:
I. O chamado de Jeremias (1:1-19)
II. A condição pecaminosa de Judá (2:1-12:17)
III. A certeza do Cativeiro (13:1-29:32)
IV. A promessa de restauração (30:1-33:26)
V. A desintegração antes da queda de Jerusalém (34:1-35:19)
VI. O sofrimento de Jeremias (36:1-38:28)
VII. As nações estrangeiras são julgadas (46:1-51:64)
IX: Apêndice histórico (52:1-34)
JEREMIAS FOI UM sacerdote da cidade de Anatote. O livro, que leva o nome do profeta, está repleto de detalhes pessoais sobre a vida de Jeremias, incluindo suas confissões de autocrítica e declarações explícitas sobre seus sentimentos para com Deus. Suas palavras de destruição e dor deram a Jeremias o apelido de o "profeta das lágrimas". O fiel assistente de Jeremias, Baruque, o ajudou a compilar as profecias desse livro. Uma vez que as mensagens de Jeremias não são organizadas cronologicamente, é essencial que os livros de Reis e Crônicas sejam lidos para que as profecias de Jeremias tenham uma perspectiva histórica.
Jeremias narra a vida em Judá desde o tempo do Rei Josias até a queda de Jerusalém pela Babilônia em 586 a.C. Jeremias repetidamente advertiu seus ouvintes sobre a iminente destruição por causa da maldade contínua do povo. Embora o Rei Josias tivesse instituído uma reforma religiosa durante o seu reinado, as palavras de Jeremias não inspiraram um arrependimento duradouro. As pessoas baseavam sua segurança no fato de possuírem a lei, o pacto de Deus e o templo. Jeremias advertiu que as posses, independentemente do seu significado religioso, não eram suficientes. Deus exigia obediência, do contrário o julgamento viria.
Sob o reinado do rei Josias, Judá experimentou o renascimento religioso. Mas após a morte de Josias, no ano 609 a.C., os líderes políticos e religiosos retornaram para seus maus caminhos. Jeremias enfrentou oposição constante por causa de suas advertências frequentes a respeito do juízo iminente de Deus. Ele passou a esconder-se, usando Baruque para transmitir suas mensagens de destruição. Ainda assim os líderes recusavam-se a se arrepender, e o reino continuou a se desintegrar. Finalmente, em 586 a.C., os babilônios, sob a liderança de Nabucodonosor, destruíram a cidade de Jerusalém e o templo. Os demais cidadãos de Judá fugiram para o Egito por segurança, e Jeremias os acompanhou.
O livro de Jeremias oferece uma visão profética profunda sobre as condições do reino de Judá durante seus últimos quarenta anos de existência. Mais da metade do livro consiste em mensagens proféticas, algumas das quais foram cumpridas no tempo de vida de Jeremias. Outras mensagens lidam com profecias sobre o futuro de Judá, incluindo a duração do cativeiro babilônico e sua relação com a falha de Judá em observar o anos shabatico da terra (veja 25:11; 2Cr 36.21).
PERFIL DE UM PROFETA
Jeremias: é tempo de choro.
Data das profecias: 627-586 a.C.
Localização: Jerusalém
Fato notável: Jeremias não somente previu a queda de Jerusalém, ele viveu para vê-la do ponto de vista de uma vítima, dentro da cidade. Muitos especialistas sobre a Bíblia dizem que ele provavelmente escreveu Lamentações - o livro mais triste da Bíblia.
Mensagem resumida: Jeremias implorou por anos para que os judeus de Judá se arrependessem. No final das contas, Jeremias anunciou que Deus estava prestes a enviar o rei da babilônia e "e ele os transportará cativos para a Babilônia, e os matará com a espada. Além disso entregarei toda a força desta cidade e todas as suas obras, e todas as suas coisas preciosas, e todos os tesouros dos reis de Judá nas mãos dos teus inimigos, os quais o despojarão, e os tomarão, e os transportarão para a Babilônia." (Jr 20:4-5).
Quando os invasores cercaram Jerusalém, Jeremias implorou ao rei para que se rendesse. Ele até mesmo alertou aos cidadãos que a resistência seria inútil, pois seriam mortos ou exilados, mas, se houvesse rendição "estas deixarei permanecer na sua própria terra, diz o SENHOR" )Jr 27:11). O rei de Judá, Zedequias, colocou-o na prisão por traição. Após dominarem a cidade, os babilônios levaram Jeremias para ser deportado, já que ele avisara aos judeus para desistirem. De qualquer forma, este seria o fim da nação dos judeus. Jeremias expôs seu ponto com uma figura de linguagem. Um oleiro criando um vaso de barro percebeu que ele estava com defeito. Então o quebrou, transformou em uma bola e começou de novo. Jeremias disse que Deus faria o mesmo com a nação dos judeus. Primeiro quebraria, depois faria de novo.
REPRESENTANDO AS PROFECIAS
Como Isaías e Ezequiel, Jeremias representou algumas profecias. Isso causava maior impacto e o ajudava a lembrar o que dizia.
O ato de Jeremias: Jeremias escondeu um cinto de linho em um buraco até que o pano apodreceu.
A mensagem de Deus: "Assim diz o SENHOR. Deste modo irei eu desfigurar o orgulho de Judá, e o grande orgulho de Jerusalém". (Jr 13:9)
O ato de Jeremias: Ele não se casou.
A mensagem de Deus: "Tu não tomarás para ti uma esposa, nem terás filhos nem filhas neste lugar". (Jr 16:2)
O ato de Jeremias: Ele não ia a festas.
A mensagem de Deus: "Eis que eu farei cessar deste lugar, diante de vossos olhos, e em vossos dias, a voz de regozijo". (Jr 16:9)
O ato de Jeremias: Ele comprou um vaso de barro e o estilhaçou na frente dos líderes da cidade.
A mensagem de Deus: Deste modo eu quebrarei este povo e esta cidade, como alguém quebra um vaso do oleiro, tal que não possa ser feito inteiro novamente". (Jr 19:11)
O ato de Jeremias: Com os invasores da Babilônia rodeando Jerusalém, e ele comprou um pedaço de terra próximo dali.
A mensagem de Deus: "Casas, e campos, e vinhas serão possuídos novamente nesta terra". (Jr 32.15).
Fonte: Bíblia Jeffrey - Estudos Proféticos
Publicado por Ana Oliveira
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