segunda-feira, 19 de abril de 2021

Estudo Bíblico 110 - O simbolismo espiritual de uma virgem (Lv 21.13)

 


Introdução
    Esse texto sagrado que o sumo sacerdote só poderia se casar com uma virgem (Lv 21.13). A "virgem" é símbolo de pureza. "Virgindade" é o estado de pureza e castidade daquilo que permanece intacto. A "virgindade espiritual" nos fala da pureza da Igreja de Cristo em relação ao pecado. E a Igreja do Senhor Jesus Cristo é também chamada de "virgem pura" (2Co 11.2). O sumo sacerdote só poderia se casar com uma "mulher na sua virgindade". Cristo, o Sumo Sacerdote eterno virá buscar uma igreja pura.

A importância da virgem nas Escrituras
1. Rebeca, um tipo da Igreja, foi a primeira moça citada na Bíblia como virgem. Jesus Cristo, o nosso "Isaque espiritual" virá buscar uma noiva pura (Gn 24.16; 2Co 11.2).
2. Em Ct 6.10, Salomão descreve a pureza da noiva dizendo: "Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol, formidável como um exército com bandeiras?" 
3. Em Hb 7.26, o escritor sagrado descreve a pureza do noivo, dizendo: "Porque nos convinha mal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus".
4. A Jerusalém terrena era chamada de "A virgem, a filha de Sião" (2Rs 19.21). A Nova Jerusalém é chamada de "a esposa, a mulher do Cordeiro" (Ap 21.9).
5. A mãe do Messias, o Emanuel deveria ser virgem (Is 7.14), Maria, sendo virgem, concebeu e deu à luz Jesus Cristo, o Salvador do mundo (Mt 1.18-25; Lc 1.26-38).
6. Paulo afirma que zelava pela Igreja do Senhor, para apresentá-la como "uma virgem pura e um marido, a saber, a Cristo" (2Co 11.2).
7. Em Ef 5.25-27, Paulo descreve a pureza da Igreja de Cristo, dizendo que "Também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem de água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível".
8. Em 1Tm 5.22, Paulo também cobra a pureza dos obreiros do Senhor: "a ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro". E, em 1Jo 3.3, o apóstolo João cobra a pureza de todos: "E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro".

Conclusão
    Em Ec 9.8, já dizia o sábio Salomão: "Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça". Devemos conservar-nos, a cada dia, puros diante do nosso Deus e, seguindo o exemplo das virgens prudentes, tendo as nossas lâmpadas acesas e com azeite de reserva (Mt 25.4).

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário