segunda-feira, 5 de abril de 2021

Estudo Bíblico 107 - O perigo da imoralidade sexual (Lv 18.22)

 


Introdução
    Esse texto sagrado destaca o perigo da imoralidade sexual. Vivemos em uma sociedade tão corrompida, cuja decadência moral já chega, em alguns lugares, aos níveis de Sodoma e Gomorra, duas cidades antigas foram destruídas por causa de seu elevado grau de perversão e imoralidade sexual. Na Bíblia, é mencionado um "grupo com intenções homossexuais" (sodomia) entre as causas da quase eliminação de uma das 12 tribos de Israel, mostrando o perigo da perversão moral e da imoralidade sexual, e suas práticas inconvenientes.

A forma como as Escrituras tratam a imoralidade sexual
1. De acordo com Juízes 19.16,22, um grupo de "filhos de Belial", habitantes de Gibeá, cidade dos Benjamitas, queria praticar "sodomia" com um homem levita que se hospedaria naquela cidade.
2. Esses homens vis e indignos, não podendo abusar "homossexualmente" daquele levita, conformaram-se em abusar "sexualmente" da concubina dele durante toda a noite, num ato covarde e imoral de estupro coletivo *Jz 19.25-26).
3. Esse depravado e vergonhoso fato foi o motivo de os israelitas formarem uma liga composta pelas 11 tribos, com um exército de 400 mil homens, para destruir todos os homens de Gibeá, benjamitas; como consequência, quase houve a eliminação da tribo de Benjamim, que acobertou aqueles homens depravados (Leia Jz 19.27-30; 20-21).
4. Em Lv 18.22, a Palavra de Deus adverte e condena todas as práticas imorais, dizendo: "Com varão não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é".
5. Em Rm 1.26-27, Paulo adverte os que praticam esses atos, dizendo: "Pelo que Deus os abandonou às paixões infames. Porque até suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os varões, deixando o usos natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro".
6. Em 1Co 6.9-10, Paulo confronta a imoralidade praticada na sociedade de Corinto, dizendo: "Não sabeis que os injustos não há de herdar o Reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus".
7. Em 1Co 6.18, Paulo exorta todos nós, dizendo: "Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo".
8. Em 1Ts 4.7, Paulo revela o propósito de Deus para a nossa vida: "Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação".

Conclusão
    Infelizmente, a sociedade moderna desceu tanto o seu nível moral que reconhece todas essas práticas imorais como algo anormal, e ainda quer criar leis para legalizar cada vez mais tais práticas libertinas e inconvenientes. Em Gl 6.8,o apóstolo Paulo revela o que tais pessoas irão colher no futuro: "Porque o que semeia na sua carne da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito do Espírito ceifará a vida eterna".

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário