quinta-feira, 29 de abril de 2021

As Lamentações de Jeremias

 


Autor: Provavelmente Jeremias
Tema: Tristeza por causa da queda de Jerusalém
Data da escrita: 586 a.C.
Esboço de Lamentações:
I. A desolação de Jerusalém (1:1-22)
II. A ira de Deus contra o povo (2:1-22)
III. A razão para o consolo (3:1-66)
IV. O passado de Glória de Jerusalém e a sua presente consternação (4:1-22)
V. A oração pela misericórdia de Deus (5:1-22)

    O LIVRO DE Lamentações não nomeia o seu autor mas a sua autoria é tradicionalmente atribuída ao profeta Jeremias. Como vivia em Jerusalém, Jeremias advertiu o povo sobre a destruição que viria sobre a cidade e testemunhou essa terrível punição; por isso presume-se que Jeremias seja o autor desse livro. Além disso, a semelhança de vocabulário e estilo entre os livros de Lamentações e Jeremias sugere um único autor para ambos os livros. O título do livro é derivado do título da Septuaginta (tradução grega do AT), que significa "chorarem voz alta". Escrito para preservar na memória a queda de Jerusalém e a destruição do templo, Lamentações pesarosamente chora seu sentimento de perda e angústia nos seus cinco poemas fúnebres ou lamentos.
    No texto hebraico, os quatro primeiros capítulos estão acrosticamente arranjados. Cada um dos vinte e dois versos nos capítulos 1,2 e 4 começa com uma letra sucessiva do alfabeto hebraico. O terceiro capítulo divide seus sessenta e seis versículos em vinte e dois grupos e segue o mesmo arranjo acróstico do poema. O último capítulo do livro não é alfabético, mas ainda reflete o clima sombrio dos quatro anteriores. Essa forma estilística reflete a métrica usada em hinos fúnebres e indica que, apesar do tom apaixonado desses poemas, eles foram compostos com precisa habilidade.
    Enquanto outros livros do AT contêm lamentos sobre a comunidade, essa composição concentra-se na terrível calamidade que abateu Jerusalém. O autor reconhece que essa destruição é o julgamento de um Deus justo e apela para que Deus tenha misericórdia. Note a semelhança entre a preocupação do autor com Jerusalém e as palavras de Jesus sobre a cidade (veja Mt 23.37-38).

Fonte: Bíblia Jeffrey - Estudo Proféticos
Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário