quarta-feira, 28 de abril de 2021

Estudo Bíblico 112 - As Lições Espirituais da Lâmpada (Lv 24.4)

 


Introdução
    Esse texto sagrado fala da importância das lâmpadas no castiçal de ouro. A "lâmpada" é o símbolo de luz e vida nas Escrituras. Nos tempos bíblicos, a lâmpada era um recipiente simples onde óleo ou azeite era queimado, para iluminação das casas e de edifícios públicos. As lâmpadas antigas eram de cerâmica e tinham bordas dobradas para cima, ou eram completamente fechadas com um buraco no meio ou um bico na orla, onde se inseria o pavio. Em 2Sm 22.29, Davi disse que o Senhor é a nossa Lâmpada: Ele clareia as nossas trevas,

A importância da lâmpada nas Escrituras
1. Em Êx 27.20, é dito que a lâmpada deveria permanecer acesa continuamente. As lâmpadas judaicas eram decoradas com o símbolo do menorá, o castiçal sagrado de sete braços.
2. Em 1Sm 3.3-4, lemos que, antes que a lâmpada de Deus se apagasse, Ele chamou Samuel, ainda menino. Samuel foi a "lâmpada profética" que Deus acendeu em um período de escuridade espiritual em Israel.
3. Em 2Sm 21.17, Davi é chamado de "lâmpada de Israel". Davi era uma "lampada acesa" que brilhava intensamente neste mundo. O próprio Deus não queria que a lâmpada de Davi se apagasse. Por isso, deixou ainda uma tribo para os seus descendente governar.
4. As Escrituras chamam frequentemente de "brasa", "lâmpada" ou "luz" o sucessor da família. Por sua vez, da palavra "lareira", que contém brasa, surgiu a palavra "lar". As pessoas que escapam de alguma tragédia são como "brasas vivas" (1Rs 11.36).
5. Em 1Rs 15.4, vemos que, "por amor de Davi, o Senhor lhe deu uma lâmpada em Jerusalém", levantando um de seus sucessores para dar estabilidade a Jerusalém.
6. Em 2Rs 9.19, o Senhor havia feito uma promessa a Davi, de que sua lâmpada sempre permaneceria acesa. Embora os sucessores de Davi tenham falhado, e suas lâmpadas tenham se apagado, a promessa de Deus se cumpriu, por fim, na pessoa de Jesus Cristo, que é a "Raiz e a Geração de Davi, a resplandecente Estrela da manhã" (Ap 22.16). Jesus Cristo é a lâmpada de Davi que nunca se apagará! Ele é a lâmpada que ilumina todo o Universo (Ap 21.23).
7. No Sl 119.105, o salmista afirma que a Palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés, e luz para os nossos caminhos.
8. No Sl 132.17, o Senhor reforça a promessa feita a Davi, dizendo: "Ali farei brotar força de Davi; preparei uma lâmpada para o meu ungido". E, em Pv 13.9, Salomão afirma que a luz brilhará intensamente, mas a "candeia dos ímpios se apagará".
9. Em Mt 25.1-13, Jesus reforçou, por meio da parábola das dez virgens, a necessidade de nossas lâmpadas estarem abastecidas com azeite para aguardamos o Noivo amado da Igreja!
10. Em Jo 5.35, Jesus disse que João Batista era "a candeia que ardia e iluminava". E, em Ap 21.23, é dito que Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, é a lâmpada da Nova Jerusalém.

Conclusão
    As lâmpadas precisam serem abastecidas com o óleo ou azeite frequentemente, a fim de permanecerem acesas. Assim, o cristão precisa ser renovado constantemente pelo Espírito Santo, a fim de que sua vida continue brilhando em meio às trevas que o cercam neste mundo (Mt 25.1-13).

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira    



Nenhum comentário:

Postar um comentário