quinta-feira, 22 de abril de 2021

As profecias da primeira vinda de Cristo

 


    EMBORA OS ESCRITOS de outras crenças religiosas não contenham profecias específicas e detalhadas, uma das mais forte evidências da inspiração divina da Bíblia pode ser atribuída às centenas de profecias verificáveis e detalhadas que abrangem milhares de anos e referem-se a várias nações, eventos e indivíduos. Quando examinamos as profecias da Bíblia, encontramos previsões de eventos que os historiadores e arqueólogos confirma ter acontecido. Deus declarou que essas profecias e seu cumprimento são a prova de que a Bíblia é verdadeiramente a palavra inspirada de Deus (veja Is 46:9-10).
    Dentre centenas de profecias bíblias sobre o nascimento do Messias prometido, sua vida, morte e ressurreição, algumas são bastante específicas, incluindo as onze listadas abaixo. Note que as informações abaixo sugere uma estimativa da probabilidade de cumprimento de cada profecia, com os costumes corriqueiros, mostrando uma maior probabilidade de ocorrência. Embora as probabilidades atribuídas nestas informações sejam arbitrárias, elas são apresentadas para dar ao leitor uma indicação da preponderância de evidências para a inspiração divina da Bíblia.
    Observe também que a teoria estatística sustenta que se a probabilidade de um evento ocorrer for uma em cada cinco e a probabilidade de um outro evento ocorrer for uma em cada dez, então a probabilidade de ambos os eventos se cumprirem n sequência será uma em cinquenta. As onze previsões messiânicas seguintes foram feitas mais de quatrocentos anos antes que elas pudessem ser cumpridas. Se esse resultado, arbitrariamente estipulado, fosse estatisticamente calculado, haveria apenas uma em 1019 de os profetas terem previsto essas específicas onze profecias corretamente. A pesquisa nas Escrituras à procura de outras profecias específicas sobre a primeira vinda de Cristo e o cálculo de suas probabilidades matemáticas revelam que o cumprimento dessas profecias seria praticamente impossível por conta de um mero acaso. Deus fez essas promessas, e Deus as manteve.

Onze previsões sobre o Messias Prometido

1. Previsão e probabilidade: Nascer em Belém:
-Previsão no AT: Mas tu, Belém Efrata, embora sejais pequena entre os milhares de Judá, de ti sairá para mim aquele que é governador em Israel, e cujas saídas tem sido desde os tempos antigos, desde a eternidade. (Mq 5:2)
-Cumprimento no NT: Ora, tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes... (Mt 2:1)

2. Previsão e Probabilidade: Ser anunciado por um mensageiro:
- Previsão no AT: A voz daquele que clama no deserto: Preparai vós o caminho do SENHOR, fazei reta no deserto uma estrada para nosso Deus. (Is 40:3)
-Cumprimento no NT: Naqueles dias, veio João, o Batista, pregando no deserto da Judeia, e dizendo: Arrependei-vos, porque o reino do céu tem-se aproximado. (Mt 3:1-2)

3. Previsão e Probabilidade: Entrar em Jerusalém em um jumento:
-Previsão no AT: Regozija-te muito, ó filha de Sião; aclama, ó filha de Jerusalém; eis que o teu Rei virá a ti, ele é justo e tem a salvação; humilde, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta. (Zc 9:9)
-Cumprimento no NT: E trouxeram-no a Jesus; e lançando suas vestimentas no jumentinho, eles puseram Jesus em cima. E, enquanto ele ia, eles estendiam no caminho as suas vestes. E, quando ele já chegava perto da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz, por todas as poderosas obras que eles tinham visto. (Lc 19:35-37)

4. Previsão e Probabilidade: Ser traído por um amigo:
-Previsão no AT: Sim, meu próprio amigo, no qual eu confiei, que comeu do meu pão, levantou seu calcanhar contra mim. (Sl 41.9)
- Cumprimento no NT: E, enquanto ele ainda falava, eis que veio Judas, um dos doze, e com ele uma grande multidão com espadas e bastões, da parte dos principais sacerdotes e dos anciãos do povo. Então, o que o traía lhes deu um sinal, dizendo: Aquele que eu beijar é ele; segure-o rapidamente. E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Salve, mestre; e o beijou. E Jesus lhe disse: Amigo, porque tu vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam. (Mt 26:47-50)

5. Previsão e Probabilidade: Ter as suas mãos e pés pregados:
-Previsão no AT: Porque os cães me cercaram; a assembleia dos perversos me fechou; eles perfuraram minhas mãos e meus pés. (Sl 22:16)
-Cumprimento no NT: E, quando eles chegaram ao lugar que é chamado Calvário, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita, e outro à esquerda. (Lc 23.33)

6. Previsão e Probabilidade: Ser ferido e chicoteado pelos seus inimigos: 
-Previsão no AT: Porém, ele foi ferido por nossas transgressões, ele foi esmagado por nossas iniquidades. O castigo de nossa paz estava sobre ele e pelos açoites que o feriram nós somos curados. (Is 53:5)
-Cumprimento no NT: Então lhes soltou Barrabás; e, tendo açoitado Jesus, entregou-o para ser crucificado. (Mt 27:26)

7.Previsão e Probabilidade: Ser vendido por trinta moedas de prata:
-Previsão no AT: E eu lhes disse: Se achardes bom, dai-me o meu preço; se não, deixai-o. E pesaram o meu preço, trinta peças de prata. (Zc 11.12)
Cumprimento no NT: e disse-lhes: O que me dareis, e eu lho entregarei? E eles concordaram em trinta moedas de prata. (Mt 26.15)

8.Previsão e Probabilidade: Ser cuspido e espancado
-Previsão no AT: Eu dei minhas costas para os golpeadores, e minhas bochechas para aqueles que arrancaram o cabelo. Eu não escondi minha face da vergonha e das cusparadas. (Is 50.6)
-Cumprimento no NT: Então eles cuspiram na sua face, e o espancaram; e outros feriram-no com as palmas das suas mãos, (Mt 26.67)

9.Previsão e Probabilidade: Ter o dinheiro da traição jogado no templo e doado ao campo do oleiro
-Previsão no AT: E o SENHOR me disse: Lança isto ao oleiro, um belo preço pelo qual me avaliaram. E tomei as trinta peças de prata, e os lancei ao oleiro na casa do SENHOR. (Zc 11.13)
-Cumprimento no NT: E ele lançou as moedas de prata no templo, e partindo, foi enforcar-se. E os principais sacerdotes, tomando as moedas de prata, disseram: Não é lícito colocá-las no tesouro, porque são preço de sangue. E, tomando conselho, compraram com elas o campo de um oleiro, para sepultura dos estrangeiros. (Mt 27:5-7)

10.Previsão e Probabilidade: Ficar em silêncio diante de seus acusadores
-Previsão no AT: Ele foi oprimido e ele foi afligido, contudo, ele não abriu a sua boca. Ele é trazido como um cordeiro para o matadouro, e como uma ovelha muda perante os seus tosquiadores está, assim ele não abriu sua boca. (Is 53.7)
-Cumprimento no NT: E ele quando acusado pelos principais sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu. Disse-lhe então Pilatos: Não ouves quantas coisas testificam contra ti? E ele não respondeu uma palavra sequer, de modo que o governador se admirou muito. (Mt 27:12-14)

11.Previsão e Probabilidade: Ser crucificado com ladrões 
-Previsão no At: Portanto, eu dividirei para ele uma porção com o grande e ele dividirá o despojo com o forte, porque ele tem derramado a sua alma até a morte, e ele foi contado com os transgressores, e ele carrega o pecado de muitos e fez intercessão pelos transgressores. (Is 53.12)
-Cumprimento no NT: E foram crucificados com ele dois ladrões, um à direita, e outro à esquerda. (Mt 27:38)

Fonte: Bíblia Jeffrey - Estudos Proféticos
Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário