terça-feira, 13 de abril de 2021

MODÉSTIA Uma medida de decoro

 


    Quando Deus colocou o primeiro casal no jardim, Adão e Eva "estavam nus e não se envergonhavam" (Gn 2.25). Mas depois de desobedecerem, ficaram com medo. A vergonha e o temor que experimentaram constituem o cerne da modéstia ou pudor, a necessidade que sentimos de cobrir o corpo. Por sua graça, Deus proveu vestimentas para o primeiro casal e, desde então, os fiéis que temem a Deus também cobrem o corpo (Gn 3.21).
    O significado original da palavra "modéstia" (do lat. modus, lit, "medida") é quantitativo. Na linguagem atual se refere a uma medida de decoro ou humildade, caracterizada por reserva e ausência de excessos. No Novo Testamento, a modéstia dá a ideia de ordem, referindo-se não apenas a adornos de vestimentas, mas também à harmonia dá vida interior. Seu sentindo bíblico indica um distanciamento de qualquer coisa indelicada ou impura.
    Ao longo de toda a Bíblia, a falta de pudor ou modéstia é associada à intenção de cometer pecados sexuais. Noé amaldiçoou seu neto Canaã devido à atitude imprudente de Cam, pai de Canaã (Gn 9.21-25). Isaías repreendeu as mulheres de Israel por seu exibicionismo (Is 3.16). A alegoria da infidelidade conjugal no Livro de Oseias faz referência ao comportamento desavergonhado com uma conotação sexual (Os 2.5).
    As cartas de Paulo no Novo Testamento se referem mais especificamente às vestimentas adequadas para os cristãos. O apóstolo ensina que a pessoa cristã deve conhecer os limites da decência. Ao falar dos dons espirituais e do decoro na igreja, Paulo pressupõe que certas partes do corpo devem ser cobertas (1Co 12.23; 1Tm 2.9).
    A cultura na qual uma mulher nasceu e a sociedade cristã da qual ela faz parte são fatores que influenciam seus conceitos de decência, mas, em última análise, sua modéstia deve ser notada por seu relacionamento pessoal com Jesus Cristo e pela pureza dele;

Veja também Gn 3.10, 21; tópicos sobre Aparência (2Co 3); Feminilidade (Sl 144); Bondade (Pv 14); Pureza (1Jo 3).

Fonte: Bíblia da Mulher
Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário