quarta-feira, 14 de abril de 2021

Estudo Bíblico 109 - Yahweh Mekadeshem - O Senhor que nos santifica (Lv 20.8)

 


Introdução
    Nesse texto sagrado, o Senhor se apresenta ao seu povo, dizendo: "Eu sou o Senhor que vos santifico" (Lv 20.2). O nosso Deus é incomparável em santidade. Ele é o Deus santificador, o Senhor que nos santifica. Os estudiosos das línguas originai o chamam de El-Mekadeshem, "O Deus Santificador", ou "o Senhor que nos santifica". A santidade faz parte do caráter do nosso Deus. Ele é Santo em sentido absoluto. Só ele é perfeito em toda a sua maneira de ser. Uma das doutrinas que a Bíblia mais enfatiza é a da santificação. Somente um Deus Santo pode exigir a santidade dos seus filhos. Deus é puro e santo. Entretanto, o homem não pode ser santificado por si só. Somente Deus pode santifica o homem. E isso ele realiza no interior das pessoas pelo processo regenerado e renovador do Espírito Santo (Tt 3.5).

A presença do Deus santificador nas Escrituras
1. Em Êx 29.43-45, o Senhor disse a Moisés: "E ali virei aos filhos de Israel para que por minha glória sejam santificados, e consagrarei a tenda da congregação e o altar; também santificarei a Arão e seus filhos, para que me administrem o sacerdócio. E habitarei no meio dos filhos de Israel e lhes serei por Deus". O processo de santificação é feito pelo próprio Deus. É Ele quem santifica tanto os líderes como o povo. Deus é o santificador da sua igreja.
2. Em Lv 10.3, o Senhor disse a Moisés: "Serei santificado naqueles que se cheguem a mim e serei glorificado diante de todo o povo". Deus exige santidade daqueles que se achegam a Ele. Guarda-me, Senhor, e usa sempre da tua misericórdia para comigo!
3. Em Lv 10.10, é dito que devemos fazer "diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo.
4. Em Lv 16.19, Moisés afirma que o sangue da expiação tinha o objetivo de purificar e santificar os filhos de Israel das suas impurezas.
5. Lv 20.8, o Senhor disse: "E guardai os meus estatutos e cumpri-os. Eu sou o Senhor que vos santifico".
6. Em Lv 22.32, o Senhor ainda disse: "E não profanareis o meu santo nome, para que eu seja santificado no meio dos filhos de Israel. Eu sou o Senhor que vos santifico".
7. Em Dt 7.6, Moisés escreveu: "Porque povo santo és ao Senhor, i :Senhor, teu Deus; te escolheu, para que lhes fosse o seu povo próprio de todos os povos que sobre a terra há".
8. Em Dt 28.9, é dito: "O Senhor te confirmará para si por povo santo, como te tem jurado, quando guardardes os mandamentos do Senhor, teu Deus, e andares nos seus caminhos".
9. Em Is 6.1-7, após contemplar uma visão terrível da santidade divina, o profeta Isaías gritou: "Ai de mim, que vou perecendo! Porque eu sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos Exércitos! Mas um dos serafins voou para mim trazendo na mãos uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; e com ela tocou a minha boca e disse: Eis que estou tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e purificado o teu pecado (Is 6.5-7). Glória a Deus! Deus purificou e santificou o profeta Isaías!
10. Em Jo 17.17, Jesus orou para que o Pai santificasse os seus discípulos: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade". Deus é o Santificador do seu povo!

Conclusão
    Observando as práticas mais absurdas, bizarras e pecaminosas das nações pagãs, descobrimos o caráter imoral e imundo de suas supostas divindades. Porém, ao observarmos o comportamento santo que o Deus de Israel sempre teve e exigiu do seu povo, percebemos o caráter santo do Deus vivo e verdadeiro, cuja pureza moral se encontra bilhões de anos-luz acima da moral pregada pelas religiões pagãs. O nosso Deus é totalmente santo. Ele é o Deus santíssimo!

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário