sexta-feira, 30 de abril de 2021

ECOLOGIA Nosso Habitat

 


    O Senhor Deus criou a terra para ser o nosso habitat (Is 45.18). Ele o abençoou e colocou sob nossos cuidados (Gn 1.26). No entanto, essa relação sofreu um golpe terrível quando Adão e Eva se rebelaram contra o Criador. Por causa do pecado, toda terra ficou "contaminada por causa dos seus moradores" (Is 24.5). Até hoje, a terra geme sob a maldição à qual foi sujeita em decorrência da nossa pecaminosidade (Rm 8.19-25).
    Jesus Cristo veio para redimir toda a criação do poder do pecado. A terra participará dessa redenção quando, no fim da história, Cristo voltar e libertá-la, junto de seus habitantes, do pecado. A Bíblia fala de uma restauração ambiental de abrangência global: novos céus e nova terra (Ap 21.11).
    Até então, Deus nos confiou a responsabilidade de cuidarmos do mundo em que vivemos. Não podemos explorar  seus recursos com ganância e ambição tecnológica; No entanto, não devemos nos preocupar mais com o ambiente do que com as pessoas. Em nossa tentativa de proteger o ambiente, não podemos nos esquecer de que Deus criou a terra com o propósito de sustentar a vida (Sl 24.1).
    Cabe a nós levar a sério nossas responsabilidades de mordomos, tendo sempre em mente que, em última análise, somente Jesus Cristo poderá restaurar o equilíbrio perfeito entre a terra e a humanidade. Enquanto isso, os cristãos têm diante de si o desafio de administrar com sabedoria a criação que Deus lhe deu - "Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a (Gn 1.28).

Veja também Flora (Ct 8); tópicos sobre Queda da criação (Gn 3).

Fonte: Bíblia da Mulher
Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário