sábado, 24 de abril de 2021

Estudo Bíblico 111 - As lições espirituais do número 14 (Lv 23.5)

 


Introdução
    Esse texto sagrado destaca o dia 14 do primeiro mês de cada ano judaico como o Dia da Páscoa. O número 14 simboliza a bênção dobrada e nos traz lições espirituais importantes. O número 14 é o dobro de 7; e,por isso, representa a porção dobrada da bênção de Deus. De acordo com Gn 29.18-27, Jacó trabalhou em dobro pela mulher que amava. Portanto, Jacó teve que trabalhar 14 anos por Raquel. Para alcançarmos a bênção que desejamos, é preciso um esforço duplicado. O Senhor, porém, também promete abençoar-nos com dupla honra (Is 61.7). Portanto, podemos aprender muitas coisas importantes relacionadas ao número 14.

A importância do número 14 nas Escrituras
1. Em Gn 31.44, Jacó justifica a sua riqueza diante de seu sogro abraão, ao afirmar que havia lhe servido por 20 anos dentre os quais 14 anos por suas duas filhas, Raquel e Leia.
2. De acordo com 1Rs 8.65, por ocasião da inauguração do templo edificado por Salomão, a comemoração, que normalmente durava 7 dias, foi estendida para 14 dias.
3. De acordo com Jó 42.12, o patriarca Jó foi abençoado de forma dobrada, vindo ele a ter 14 mil ovelhas.
4. No Sl 90.15, Moisés pede ao Senhor que substitua os dias de aflição por dias de alegria, dizendo: "Alegra-nos pelos dias em que nos tens afligido, e pelos anos em que vimos o mal".
5. Em Is 40.2, o Senhor consola o seu povo afligido, dizendo: "Falai benignamente a Jerusalém e bradai-lhe que já a sua servidão é acabada, que a sua iniquidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do Senhor por todos os seus pecados".
6. Em Is 61.7, o Senhor promete abençoar de forma duplicada o seu povo, dizendo: "Por vossa dupla vergonha e afronta, exultarão pela vossa parte; pelo que, na sua terra, possuirão o dobro e terão perpétua alegria".
7. Em Zc 9.12, o Senhor promete abençoar em dobro o seu povo, dizendo: "Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também, hoje, vos anuncio que vos recompensarei em dobro".
8. Em Mt 1.17, é dito que o período de Abraão até Cristo foi dividido em três etapas de 14 gerações cada uma. O apóstolo Paulo só subiu de volta a Jerusalém 14 anos após a sua conversão (Gl 2.1)

Conclusão
    O número 14 nos ensina sobre a porção dobrada da bênção divina e sobre a restituição em dobro da alegria pelos dias e anos de aflição que muitas vezes sofremos.

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado Por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário