terça-feira, 27 de abril de 2021

Nascimento Virginal Um milagre do Espírito

 


    Uma virgem é uma mulher que nunca teve relações sexuais. A expressão "nascimento virginal" descreve o nascimento do Salvador que foi concebido no ventre da jovem Maria, quando ela era virgem, pela obra miraculosa do Espírito e sem a participação de um pai humano. Deus escolheu este mistério, algo além da compreensão humana, para trazer seu Filho ao mundo (Mt 1.18; Lc 34-35).
    A crença no nascimento virginal é fundamental para a fé cristã. Ela assevera a união perfeita das naturezas humanas e divina em Jesus, o Deus-Homem (Is 9.6-7), pois o identificou como o "último Adão" (Rm 5.45) e permitiu que, por sua natureza sem pecado, como Filho de Deus, e por sua obediência perfeita, como Filho do Homem, ele cumprisse os requisitos para a redenção (Hb 2.17; 1Jo 2.1-2; 4.9-10).
    É sempre doloroso ser incompreendida, especialmente quando não faltam provas circunstanciais contra nós. Jovem, solteira e grávida. numa sociedade que valorizava ao extremo a pureza sexual e a virgindade. Maria certamente foi uma das mulheres mais incompreendidas de todos os tempos.
    A resposta de Maria ao anúncio do anjo deve ser considerada à luz do preço do altíssimo que ela teve de pagar por sua submissão ao Senhor (Lc 1.38). Sob essa óptica, as palavras dela são uma declaração de fé monumental. Deus pediu que Maria levasse sobre si a vergonha da gravidez fora do casamento firmando-se somente no conhecimento da verdade, a saber, o fato de ela ser virgem, apesar de todas as aparências. Maria aceitou a Palavra de Deus, segundo a qual, pelo poder do Espírito, o Filho Santo seria gerado em seu corpo. Ela o recebeu pela fé, dando testemunho de sua presença.

Veja também tópicos sobre Nascimento (Jo 16); Cristologia (Gl 4); Obediência (Fm); Submissão (1Pe 3); Provações (Sl 11).

Fonte: Bíblia da Mulher
Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário