sábado, 23 de janeiro de 2021

Um Profeta como Moisés

 


    MOISÉS DEU A ISRAEL uma das maiores profecias messiânicas. Enquanto líder exclusivo com habilidades de profeta, sacerdote, professor e legislador, Moisés profetizou que Deus iria levantar o Messias para ser como Moisés de modo que o povo de Deus o reconheceria (veja Dt 18:15-18; 34:10; At 3:22-23; 7:37).
    Essa profecia foi cumprida de muitas maneiras através da vida, morte e ressurreição de Jesus (vej Jo 1:21, 45; 6: 14; At 7:37-38). Na verdade, uma análise sobre a vida de Moisés e a vida de Jesus de Nazaré revela pelo menos cinquenta paralelos.  Ambos eram profetas, sacerdotes, legisladores, professores e líderes dos homens. Ambos ensinavam a verdade de Deus e confirmavam o seu ensino com milagres; ambos passaram seus primeiros anos no Egito, milagrosamente protegidos contra aqueles que buscavam suas vidas. A família de Moisés inicialmente não aceitou seu papel de liderança, porém mais tarde seu irmão, Arão, e irmã, Miriam, tornaram-se seus assistentes. Da mesma forma, a família de Jesus inicialmente falhou em segui-lo mas, posteriormente, o irmão de Jesus, Tiago, tornou-se o líder dos crentes em Jerusalém.
    As semelhanças são também evidentes em sua liderança e autoridade. Assim como Moisés nomeou setenta governantes em Israel, Jesus ungiu setenta discípulos para ensinar as nações. Moisés estendeu sua mão sobre o Mar Vermelho para comandá-lo, e Jesus repreendeu o Mar da Galileia para acalmar as ondas. Moisés enviou os doze espiões para explorar Canaã; Jesus enviou doze apóstolos para alcançar o mundo. Moisés e Jesus curaram leprosos e provaram sua autoridade através de milagres. As pessoas eram ingratas e rebeldes à liderança dos dois homens. As gerações que se rebelaram contra Moisés morreram por sua falta de fé no deserto. Aqueles que se rebelaram contra Jesus morreram durante o cerco Romano de Jerusalém em 70 d.C.
    O paralelismo também é muito perceptível nas experiências de suas vidas pessoais. A Bíblia nunca indicou que qualquer um dos dois tenha ficado enfermo. Embora Moisés e Jesus tenham morrido no topo de uma colina, nenhum dos dois corpos permaneceu em um túmulo. Ambos jejuaram por quarenta dias e enfrentaram crises espirituais em montanhas. Os rostos de ambos brilharam com a glória do céu - Moisés no Monte Sinai e Jesus no Monte da Transfiguração. No entanto, a maior semelhança entre Moisés e Jesus libertaram todas as pessoas que os ouviram e confiaram na Palavra de Deus. Enquanto Moisés resgatou Israel da religião morta do Egito pagão, Jesus resgatou da lei morta da tradição. Assim como Moisés, com seus braços levantados, conquistou o grande inimigo de Israel - os amalequitas, Jesus conquistou o grande inimigo do pecado e da morte com seus braços levantados em uma cruz. Moisés levantou a serpente de bronze no deserto para curar seu povo; Jesus foi levantado na cruz para curar todas as pessoas do pecado. Durante a festa das Primícias, Deus usou Moisés para trazer a ressurreição aos filhos de Israel enquanto atravessavam o Mar Vermelho. No aniversário daquela festa, Jesus tornou-se a primícia da ressurreição ao levantar-se do túmulo. Cinquenta dias depois do Mar Vermelho no Pentecostes, Deus entregou o grande presente a Israel, a lei. Cinquenta dias após a ressurreição de Jesus, Deus deu aos fiéis o grande dom do Espírito Santo. Deus é um Deus que mantém os pactos,e todas as promessas feitas sobre o Messias cumpriram-se em Jesus Cristo. Todas as semelhanças estão além da capacidade do controle humano, e nos obrigam a crer que Jesus é o Messias profetizado, um profeta como Moisés.

Últimas Palavras de Moisés
O lar está logo ali; do outro lado do rio. Em um planalto na atual Jordânia, os israelitas finalmente podem ver, abaixo, o verdejante vale do rio e, adiante, os montes.
É certamente uma visão emocionante para esse bando de refugiados. Eles e seus ancestrais tinham suportado 430 anos no Egito, seguidos por mais 40 anos nos desertos. Provavelmente, também é emocionante para Moisés, mas por outra razão. Agora,ele tem que se despedir, pois morrerá antes de atravessar o rio.
Deuteronômio é o registo de seus últimos discursos para os israelitas. Moisés faz três coisas nesses discursos:
1. Dá ao povo uma lição de história. Muitos dos israelitas são muito jovens para lembrar dos milagres que Deus realizou em favor deles no Egito e durante o êxodo. Por isso, Moisés cuidadosamente os transmite e assegurava ao povo que mais milagres virão. 
2. Renova a aliança entre Deus e os israelitas. Moisés lembra ao povo o que Deus espera deles: obediência às suas leis. Somente assim, Deus continuará abençoando essa nação emergente. Por isso Moisés relembra quais são essas leis. Mais tarde, ele lidera o grupo em um ritual de renovação dos votos, ou pacto, que Deus tinha feito com a geração anterior.
3. Nomeia Josué, como seu substituto. Deus escolhe Josué, um guerreiro, para liderar os israelitas na retomada de sua pátria. Moisés o empossa como o novo líder da nação. com sua missão concluída, Moisés morre. 

Fonte: Bíblia Jeffrey - Estudos Proféticos
Publicado por Ana Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário