domingo, 3 de janeiro de 2021

O Terceiro Livro de Moisés, chamado LEVÍTICO

 



Autor: Moisés
Tema: Leis e regras sobre santidade e adoração
Data da escrita: 1440-1406 a.C

Esboço de Levítico
I. Orientações para a realização de sacrifício (1:1-738)
II. O sacerdócio (8:1-10:20)
III. Orientações sobre a pureza (11:1-15:33)
IV. O dia da expiação (16:1-34)
V. Orientações sobre a vida santificada (17:1-22:33)
VI. Os festivais, as festas e as estações de Israel (23:1-25:55)
VII. A obediência traz bênçãos (26:1-27:34)

    O NOME LEVÍTICO DERIVA-SE da palavra Levitikon, o título da Septuaginta (LXX - a tradução grega do AT) para o livro que significa "concernente aos Levitas". O título hebraico wayyiqra é a primeira palavra do texto hebraico do livro e significa "e ele [isto é, o SENHOR] chamou." Depois do êxodo, os israelitas precisavam de instrução sobre o uso apropriado do tabernáculo, da arca do pacto e dos outros elementos de adoração. Este terceiro livro do Pentateuco traz um conjunto detalhado de orientações sobre adoração para o povo israelita, incluindo instruções para as cerimônias de purificação, leis morais e dias santos.
    O pensamento chave de Levítico é a santidade de Deus e os deveres de Israel enquanto uma nação santa. A palavra hebraica qodesh, que é traduzida como "santo" ou "santidade", ocorre com frequência em todo o livro de Levítico. Deus ordenou a santificação dos israelitas em todas as áreas do corpo e do espírito pois "Serei santos, porque eu sou santo" (11:44). Sua santificação também necessitava de um conhecimento claro da diferença "entre o santo e profano, e entre o imundo e o limpo" (10:10), o que Levítico claramente expõe.
    Levítico também é repleto da linguagem de sacrifício. Em Levítico, o sistema de sacrifícios de Deus provê para os israelitas um meio de expiação do pecado, tanto para o indivíduo quanto para a nação. Repetida vezes, em todo o livro de Levítico, os israelitas forma lembrados de que a reconciliação estava disponível apenas através de sua obediência às regras de Deus. A adição do sistema de celebrações e festas e Shabat confirmou e relembrou aos israelitas, mais à frente, de seu pacto de relacionamento com Deus.
    Uma das mais importantes provas da divina inspiração e autoridade da Bíblia é encontrada dentro do livro de Levítico. Achados arqueológicos revelaram o limitado conhecimento médico que os antigos egípcios dispunham nos tempos de Moisés. No entanto, o livro de Levítico apresenta uma prática médica moderna em seu reconhecimento dos perigos da preparação imprópria da alimentação, da importância da higiene e do cuidado com as doenças. Deus havia prometido aos israelitas: "Se diligentemente ouvires a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto à sua vista, e deres teu ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, não colocarei sobre ti nenhuma destas doenças que eu trouxe sobre os egípcios, pois eu sou o SENHOR que te cura" (Êxodo 15:26). O conhecimento médico avançado que aparece nos capítulos de Levítico só poderia ter vindo das mãos de Deus e consequentemente dá respaldo à divina inspiração deste livro. Muitas das notas textuais chamam a atenção para essas práticas médica.

O cordeiro do sacrifício


Ovelhas e bodes eram os animais mais comumente sacrificados pelos israelitas. Os ricos tinham recursos para sacrificar bois. Os mais pobres tinham permissão para sacrificar pássaros.

    O livro de Levítico começa explicando o mais importante dos antigos rituais judaicos: O Sacrifício. É pelo sacrifício de animais e cereais que os israelitas expressam a Deus sua gratidão pelas bênçãos e seu remorso pelo pecado.
    Aos olhos de um Deus santo, o pecado é uma ofensa colossal, e assim tem sido desde o princípio. Deus alertou Adão e Eva, informando-lhes que morreriam se comessem do fruto proibido, mas eles comeram mesmo assim. Dessa forma, o pecado adentrou a criação de Deus, trazendo consigo a morte como consequência.
    Durante o êxodo, Deus estabelece um sistema sacrificial, e se propõe a aceitar a morte de animais em lugar dos pecadores humanos.
    "Pois a vida da carne está no sangue", Deus explica "E eu o Dei a vocês para fazerem propiciação por si mesmos no altar; é o sangue que "faz propiciação pela vida" (Lv 17:11). O ritual de sangue também serve como uma lembrança visual da seriedade do pecado - sério o suficiente para garantir pena de morte".

Fonte: Bíblia Jeffrey - Estudos Proféticos
Publicado por Ana Oliveira






Nenhum comentário:

Postar um comentário