quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Estudo Bíblico 90 - El Racham - O Deus compassivo (Êx 34.6)

 



Introdução
    Esse texto sagrado narra um momento especial em que o Deus Compassivo se revelou a Moisés. O Deus da Bíblia é conhecido como um Deus compassivo, bondoso e misericordioso e piedoso. Os estudiosos das línguas originais da Bíblia o chama de El-Racham - O Deus compassivo. A "compaixão" é definida como um sentimento de piedade e tristeza em favor do desventurado e necessitado. A compaixão é o sentimento de misericórdia, ou seja, é a própria misericórdia sentida em relação ao aflito. Por meio da compaixão divina, o homem alcança clemência, misericórdia e benevolência da parte de Deus. Como um Pai amoroso e fiel, Deus se compadece dos seus filhos (Sl 103.13).

A presença do Deus compassivo nas Escrituras
1. Em Jz 10.16, é dito que, após Israel abandonar os ídolos e voltar-se para Deus, o Senhor "se angustiou por causa da desgraça de Israel". As entranhas de Deus se moveram de compaixão devido à situação degradante de Israel! As entranhas de Deus se movem em nosso favor!
2. No Sl 6.2, o salmista clama ao Senhor por compaixão, dizendo: "Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados".
3. No Sl 25.16, Davi disse: "Olha para mim e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito".
4. No Sl 26.11, o salmista afirma: "Mas eu ando na minha sinceridade; livra-me e tem piedade de mim".
5. No Sl 86.15, o salmista se expressou, dizendo: "Mas tu, Senhor, és um Deus cheio de compaixão, e piedoso, e sofredor, e grande em benignidade e em verdade".
6. No Sl 103.13, é dito que "como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem".
7. Em Jl 2.13, o profeta Joel disse: "E rasgai o vosso coração, e não vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em beneficência, e se arrepende do mal".
8. Em Mq 7.19, o profeta Miqueias menciona a compaixão divina, dizendo que Deus "tomará a apiedar-se de nós; subjugará as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar."
9. Em Mt 9.36, é aludida a compaixão de Jesus: "E, vendo a multidão, teve compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes, como ovelhas que não têm pastor".
10. Em Tg 5.11, Tiago descreve a compaixão do Senhor, dizendo: "Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó e viste que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso".

Conclusão
    A palavra "compaixão" deriva do latim "compassione" e pode ser descrita como uma compreensão íntima do estado emocional de outrem. A compaixão é frequentemente demonstrada pelas ações, pois uma pessoa que age com compaixão busca ajudar aqueles dos quais se compadece. Assim, o nosso bondoso e compassivo Deus se solidariza e estende sua mão de misericórdia em favor do pequeno necessitado (Sl 113.7-9).

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário