Autor: Josué
Tema: A conquista de Canaã
Data da escrita: 1390 a.C
Esboço:
I. Preparação para Entrada em Canaã (1:1- 5:12)
II. Conquista da Terra (5:13- 12:24)
III. Divisão da Terra em Tribos (13:1- 12:24)
IV. Despedida e Morte de Josué (22:1- 24:33)
O LIVRO DE Josué é o primeiro livro da Escritura a levar o nome de seu autor. Designado por Deus para suceder Moisés como líder de Israel, Josué tinha sido servo leal de Moisés e seu aluno desde o tempo da promulgação da lei no Sinai e por quarenta anos no deserto (veja Êx 3:11). Josué também foi um dos doze espiões que inicialmente exploraram a terra prometida, retornando com um relato positivo (veja Nm 14:6-9, 30). Descrito por Moisés como "um homem em quem está o Espírito" (Nm 27:18), Josué seguiu ao Senhor de modo fiel e perseverante (Nm 32:12).
O Livro de Josué registra as batalhas militares dos israelitas quando conquistaram as cidades pagãs de Canaã. Quando os israelitas entram na terra, eles confirmaram a sua aceitação do pacto de Deus ao circuncidarem todos os meninos que nasceram durante os quarenta anos no deserto (veja Js 5:2-7). Então, ao seguir a forte liderança de Josué e ao confiar nas promessas de Deus, os israelitas conquistaram Canaã, um processo que durou 30 anos, O livro termina com as instruções detalhadas de Deus para a divisão da terra entre as doze tribos, incluindo os loteamentos de Rúben, Gade e a meia tribo de Manassés na margem leste do rio Jordão.
Apesar de Deus tê-los sustentado com sua presença e orientação constante, por meio de sua lei e das colunas visíveis de nuvem e de fogo, os israelitas escolheram ignorar o direcionamento de Deus. O livro de Josué detalha os pecados dos israelitas que causaram as suas múltiplas derrotas. O exemplo dos israelitas ilustra de modo muito profundo a oposição que o povo de Deus enfrentará ao tentar possuir as promessas de Deus e ressalta o perigo de qualquer tipo de desobediência (veja Ef 1:3; 6:10- 18).
Fonte: Bíblia Jeffrey - Estudos Proféticos
Publicado por Ana Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário