Autor: Moisés
Tema: A peregrinação de Israel no deserto do Sinai
Data da escrita: 1440 - 1406 a.C
Esboço de Números
I. Preparação para a Partida do Monte Sinai (1:1-9:23)
II. Do Monte Sinai ao Desafio e Julgamento (10:1-14:45)
III. Disciplina, Deveres e Derrota ao Longo da Jornada *15:1-21:35)
IV. As Palavras Proféticas de Balaão (22:1-25:18)
V. Preparações Práticas para a Entrada em Canaã (26:1-36:13)
O TÍTULO DO livro de Números vem da contagem que Moisés fez (ou numeração) dos israelitas (caps. 1;26). Esse censo ocorreu duas vezes - uma vez quando os israelitas deixaram o Egito e novamente quando, quase quarenta anos depois, os israelitas se preparavam para entrar na terra prometida.
No entanto, o título hebraico para o livro (bemidbar, que significa "no deserto") melhor descreve o conteúdo de Números. Dando continuidade ao conteúdo iniciado no livro de Êxodo, Números abre com a conclusão das instruções de Deus a Moisés no Monte Sinai. Os capítulos de abertura do livro (caps. 1-14) contam o início da experiência de Israel no deserto. A maior parte do livro relata a história da jornada de Israel do Monte Sinai até as fronteiras de Canaã no lado oriental do Rio Jordão (caps. 15-20). O livro fecha registrando os eventos acontecidos nos últimos meses no deserto (cap. 21-36).
O livro de Números também relata a murmuração e rebelião do povo de Deus. Apesar do livramento miraculoso que experimentaram diante de seus inimigos, a provisão divina de alimentação diária na forma de maná e a contínua presença de Deus em suas vidas evidenciada pelo pilar de fogo e nuvem, Números revela a mentalidade descrente dos israelitas. Em vez de mostrarem atitudes de adoração e obediência, o povo de Deus tinha redimido da escravidão no Egito respondeu aos milagres com constantes reclamações, rebeliões e motins. Vocalizaram audivelmente o seu desejo de retornar à prisão no Egito e recusaram-se a acreditar na promessa de Deus em ajudá-lo a superar seus inimigos em Canaã; a comunidade de resgatados tragicamente, não só perderam sua fé como também a sua parte na terra prometida.
Fonte: Bíblia Jeffrey - Estudos Proféticos
Publicado por Ana Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário