sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Estudo Bíblico 87 - Nomeados por Deus (Êx 31.2)

 


Introdução
    Esse texto sagrado revela o momento em que Deus nomeou Bezalel como o desenhista e artífice dos móveis do tabernáculo. Nomear alguém para alguma coisa implica chamar uma pessoa pelo nome para ela ocupar um determinado cargo. Quando um prefeito ou governador se elege, a grande expectativa das pessoas é saber quem ele vai nomear para o secretariado de seu governo. Quando um presidente se elege, a grande expectativa é conhecer as pessoas que serão nomeadas para ocupar a pasta de um determinado ministério. Se ser nomeado por um prefeito, um governador ou um presidente, para ocupar um determinado cargo, é um grande privilégio; imagine para os que são nomeados pelo Rei dos reis e Senhor dos senhores! Sim, nós fomos nomeados pelo Senhor. Ele nos chama pelo nosso nome. De acordo com Jo 15.16, nós também fomos nomeados pelo Senhor. Nomear alguém implica escolher a dedo.

Pessoas nomeadas por Deus na Escrituras
1. Algumas pessoas nas Escrituras foram não somente chamadas pelo nome pelo Senhor, como também tiveram seu nome mudado pelo Senhor, outras tiveram o nome citado várias vezes pelo Senhor. Apenas 7 homens tiveram o seu nome citado mais de uma vez por Deus na Bíblia: Abraão (Gn 22.11); Jacó (Gn 46.2); Moisés (Êx 3.4); Samuel (1Sm 3.4-10); Marta (Lc 10.4); Simão (Lc 22.41); e Saulo (At 9.4).
2. Em Êx 31.1-3, o próprio Senhor disse a Moisés: "Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência em todo artifício..."
3. Em Êx 33.12, o Senhor disse a Moisés: "... Conheço-te por teu nome; também achaste graça aos meus olhos".
4. Em 2Sm 7.9, o Senhor disse a Davi: "Eu fui contigo... e fiz para ti um grande nome, como o nome dos grandes que há na terra".
5. Em Is 43.1, o profeta Isaías escreveu: "Mas, agora, assim diz o Senhor, que te criou, o Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu".
6. Em Mc 3.13-19, é dito que "Jesus subiu ao monte e chamou para si os que ele quis, e vieram a ele" (v. 13). Jesus acrescentou o nome "Pedro" a Simão; e a Tiago e a João chamou de "Boanerges", que quer dizer "filhos do trovão".
7. Em Jo 15.16, Jesus disse: "Não me escolhestes vós a mim, mas Eu vos Escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedires ao Pai, ele vos conceda".
8. Em Hb 5.10, é dito que Jesus foi "chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque". Jesus foi nomeado pelo Pai, e nós fomos nomeados por Jesus para darmos frutos permanentes.

Conclusão
    Todos nós gostamos de ser chamados pelo nome. Quando o dono de uma grande empresa visita um funcionário em um determinado setor de trabalho e faz menção do nome deste, ele fica surpreso e, ao mesmo tempo, honrado por seu patrão gravar o seu nome em meio a tantos outros funcionários. Agora, imagine a honra de ser nomeado por Deus em meio a bilhões de pessoas existentes na terra? Pois é assim que o nosso Deus faz! Ele nos conhece pelo nome e sobrenome (Is 45.4).

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário