sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Estudo Bíblico 86 - As lições espirituais da pia de cobre (Êx 30.18-19)

 


Introdução
    Esse texto sagrado destaca a importância da pia de cobre no tabernáculo. A "pia de bronze", como consta em algumas traduções) era um utensílio sagrado em que os sacerdotes lavavam as mãos e o pés para fins de purificação, enquanto ministravam diante do altar do tabernáculo ou do templo. A pia ficava posicionada entre a tenda da congregação e o altar, e foi confeccionada a partir de espelhos trazidos pelas mulheres (Êx 38.8). A "pia de cobre" nos ensina lições espirituais muito importantes; dentre elas, sobre a necessidade de purificar-nos antes de entrarmos na presença do Senhor. Antes de começarem a ministrar no tabernáculo ou no templo, os sacerdotes deveriam purificar-se lavando as mãos e os pés na pia de cobre.

A importância da purificação nas Escrituras
1. Purificação é o ato ou efeito de purificar-se. Em Gn 35.2, Jacó disse a sua família: "Tirai os deuses estranhos que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes". Antes de Jacó subir a Betel para edificar um altar ao Senhor, ele ordenou à sua família que se purificasse!
2. Em Êx 19.10, o Senhor disse a Moisés: "Vai ao povo e santifica-os hoje e amanhã, e lavem as suas vestes".
3. Em Êx 19.14, é dito que "Moisés desceu do monte ao povo e santificou o povo; e lavaram as suas vestes". Precisamos lavar-nos antes de comparecer à presença do Senhor!
4. Em 2Sm 12.20, lemos que: "Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de vestes, e entrou na Casa do Senhor, e adorou..." Davi havia manchado suas vestes com o pecado; por isso, mudou as vestes (Sl 51.1-10).
5. Em Ed 6.20, Esdras escreveu que "os sacerdotes e levitas se tinham purificado como se fossem um só homem, e todos estavam limpos..."
6. No Sl 51.7, necessitando urgente de purificação dos seus pecados, Davi continuou implorando ao Senhor: "Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve".
7. Em Pv 20.9, Salomão desafiou todos nós: "Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou do meu pecado?"
8. Em Is 1.16, o Senhor adverte ao seu povo, dizendo: "Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos e cessai de fazer o mal".
9. Em Ef 5.26, Paulo escreveu que Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela "para santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra".
10. Em Hb 10.22, é dito que devemos aproximar-nos de Deus "com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa". O escritor da Carta aos Hebreus devia ter em mente a pia de cobre quando escreveu isso!

Conclusão
    Em Tg 4.8, o apóstolo escreveu: "Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e vós, de duplo ânimo, purificai o coração". A pia de cobre reforça a necessidade que temos de lavar-nos todos os dias com a água pura da Palavra de Deus e de purificar-nos de toda imundícia e sujeira do pecado! Em Jo 15.3, Jesus fala do efeito purificador da sua palavra: "Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado". Glória a Deus!

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário