Introdução
Esse texto sagrado destaca a ordem expressa do Senhor para a confecção das vestes sagradas de Arão. As vestes sacerdotais eram basicamente compostas de sete peças principais e acompanhadas de outros adornos e enfeites. As sete peças principais eram: a túnica, o manto, o éfode (ou estola sacerdotal), o peitoral do juízo, o cinto, os calções de linho e a mitra (Êx 28.4,42). Cada uma das peças das vestimentas sagradas dos sacerdotes nos trazem lições espirituais importantes para o nosso crescimento espiritual. Vejamos:
A importância das vestes sacerdotais nas Escrituras
1. A túnica adornada com as campainhas de ouro e as romãs fala do mover do Espírito Santo na Igreja, simbolizada pelo barulho das campainhas; também falam do fruto do Espírito Santo na vida do crente, simbolizado pelas romãs (Êx 28.33; At 2.1-4; Gl 5.22).
2. O manto, sendo basicamente uma vestimenta que cobre a pele, uma vestimenta interna, fala do nosso interior, que precisa ser igualmente puro. Não podemos apenas mostra que estamos cheios do Espírito exteriormente, por causa do barulho das campainhas de ouro. Devemos mostrar que o nosso interior também está repleto do Espírito Santo (Êx 28.31; Jo 7.38-39; 2Co 4.16).
3. O éfode sobre os ombros do sacerdote era adornado com 12 pedras; em cada uma, estava gravado o nome de uma das 12 tribos de Israel. Havia 6 nomes em cada pedra sobre cada ombro; isto fala da capacidade que o crente revestido do Espírito Santo possui de suportar o peso da sua chamada ministerial (Êx 28.12;At 6.3; 2Co 4.17).
4. O peitoral do Juízo - com as 12 pedras preciosas, com o nome das 12 tribos de Israel gravados nelas, mais o Urim e o Tumim - fala dos dons preciosos do Espírito Santo, simbolizado pelas pedras preciosas, bem como do Espírito de revelação e de conhecimento, representado pelo Urim e pelo Tumim (Êx 28.30; 1Co 12.28; Ef 1.17).
5. O cinto de ouro e de linho fino torcido falam do nosso entendimento estar cingido com a verdade, pois o cinto da verdade é também uma das peças mais importantes da armadura de Deus, e o Espírito Santo é também conhecido como o Espírito da verdade (Êx 28.8; Ef 6.14; Jo 16.13).
6. A mitra, um turbante de linho, era adornada com uma lâmina de ouro puro, com a inscrição "santidade ao Senhor". Isto fala de uma vida santificada ao Senhor, porque o Espírito Santo é também conhecido como o Espírito da santidade, e o apóstolo Pedro afirmou que nós somos "eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito (Êx 28.36-37; Rm 1.4; 1Pe 1.2).
7. Os calções de linho que cobriam os lombos e as coxas, cobrindo a nudez, falam da grande necessidade de estarmos vestidos adequadamente. O crente revestido com o Espírito Santo fica bem-vestido e capacitado para fazer a obra do Senhor (Lc 24.49).
8. Nenhum soldado pode sair à guerra sem estar devidamente revestido com a armadura de Deus. Nenhum soldado chega ao campo de batalha de pijama. Você já imaginou um soldado chegar ao campo de batalha de bermuda, tênis e camisa regata? Com certeza, isso não combina com um soldado que está na batalha. Nós fomos requisitados pelo nosso General Jesus Cristo para enfrentarmos terríveis inimigos, e, para isso, Ele ordenou aos seus discípulos que permanecessem na cidade até que do alto fossem revestidos de poder do alto (Êx 28.42; Rm 13.14; Ef 6.11).
9. Em 2Cr 6.41, por ocasião na inauguração do templo, Salomão orou ao Senhor, dizendo: "Levanta-te, pois, agora, Senhor Deus, e entra para teu o teu repouso, tu e a arca da tua fortaleza; os teus sacerdotes, ó Senhor Deus, sejam vestidos de salvação, e os teus santos se alegrem do bem".
10. No Sl 132.9, o salmista disse: "Vistam-se os teus sacerdotes de justiça, e alegrem-se os teus santos".
Conclusão
Em Zc 3.1-5, o profeta Zacarias descreveu a importância de o homem de Deus se apresentar com vestimentas apropriadas. Aí está a grande necessidade dos homens de Deus de estar com os trajes apropriados para ministrar diante do Senhor! As peças que compõem as vestes sacerdotais nos ensinam sobre a necessidade de nos apresentarmos com as vestes adequadas para fazermos a obra de Deus e de nos revestirmos de vestimentas espirituais apropriadas para não darmos motivos para o adversário nos acusar.
Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário