sábado, 30 de janeiro de 2021

Estudo Bíblico 91 - As lições espirituais da águia de dedo curto (Êx 35.5)

 


Introdução
    Esse texto sagrado nos ensina sobre a mão aberta do povo em contribuir para a obra de Deus. A "águia de dedo curto" tem grandes verdades espirituais a ensinar-nos; inclusive sobre a "mão curta" de alguns para contribuir na casa do Senhor. Ao contrário da águia calçada, cuja patas se firmam bem nos galhos das árvores onde pousam, a águia de dedo curto não fixa direito suas patas nos galhos em que pousam. Essa característica nos lembra aquele homem da "mão mirrada" que precisou estender a mão para Jesus restaurar (Mc 3.1-5).

Aprendendo com a águia de dedo curto
1. A águia de dedo curto é uma espécie de águia que leva esse nome devido às suas garras serem tão curtas que ela não consegue firmar-se direito nos galhas das árvores.
2. Podemos extrair duas lições importantes dessa espécie de água. A primeira  é que o cristão águia de dedo curto é aquele que encurta suas mãos para a obra de Deus. Suas mãos são tão curtas que não conseguem nem levar direito as mãos ao bolso. Suas mãos são tão curtas que não conseguem estender-se até o gazofilácio ou a salva, para colocar ali seus dízimos e ofertas. Dizem que cerca de 60% dos crentes em muitas igrejas não são dizimistas ativos. Esses são como as águias de dedo curto dentro das igrejas. A segunda lição que podemos extrair da águia de dedo curto é a falta de firmeza das suas patas para se apoiar firmemente no galho. Da mesma forma, há crentes dentro da igreja que não estão ainda com os seus pés bem-firmados na Rocha; eles vivem como trapezistas balançando na corda bamba ao ponto de cair. Muitos estão como Êutico, dormindo na janela da indecisão entro o mundo e a igreja. E, se não se firmarem logo na Rocha, estarão sujeitos a despencar no chão (At 20.9-10).
3. Em 1Cr 29.5, Davi precisava levantar uma grande oferta para a construção do templo; então, faz uma pergunta ao povo: "...Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao Senhor? Essa expressão no original hebraico significa "ter as mãos cheias para o Senhor".
4. Em Pv 11.24, Salomão afirma que "Alguns há que espalham, e ainda se lhes acrescenta mais; e outros que retêm mais do que é justo, mas é para a sua perda".
5. Em Lc 6.38, Jesus disse: "Dai, e dar-se-vos-à dado; boa medida, recalcada, sacudia e transbordando vos darão; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo".
6. Em At 20.35, o apóstolo Paulo comentou essa declaração do Senhor Jesus Cristo: "Mais bem-aventurada coisa é dar que receber". Quem dá recebe muito mais privilégios no reino espiritual e no reino material do que as pessoas que recebem (Pv 11.25).
7. Em 2Co 9.7, Paulo ainda nos aconselha: "Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria".
  
Conclusão
    Assim como o crente deseja que o Senhor estenda as suas poderosas mãos para abençoa-lo, também precisa estender as mãos para contribuir com alegria para a obra do Senhor.
   

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário