quarta-feira, 17 de março de 2021

O Livro de Neemias

 


Autor: Neemias
Tema: A construção dos muros de Jerusalém
Data da escrita: 430 a.C.
Esboço de Neemias:
I. Neemias retorna para reconstruir os muros (1:1 - 2:8)
II. A reconstrução dos muros de Jerusalém (2:9 - 7:73)
III. O grande avivamento durante o período de Esdras (8:1 - 10:39)
IV. As políticas e os Programas de Neemias (11:1 - 13:31)

    ESSE LIVRO TEM o nome de Neemias, um governador de Judá e um dos personagens principais dessa narrativa. Repleto de detalhes vivido, o livro de Neemias completa a história de restauração de Jerusalém que começou sob a liderança de Esdras.
    Inicialmente como copeiro do Rei Artaxerxes, Neemias foi enviado foi enviado à Jerusalém para atuar como governador e para ajudar na reconstrução de seus muros. O templo já tinha sido reconstruído, como registrado no livro de Esdras, no entanto, o muro da cidade ainda estava em ruínas. Com energia, piedade e honestidade, Neemias encarou os obstáculos que haviam estagnado o projeto e concluiu a reconstrução em um tempo recorde de cinquenta e dois dias. Neemias conduziu esse projeto com inteira dependência de Deus, rogando pela ajuda de Deus mais de dez vezes nesse pequeno livro.
    O livro de Neemias é profeticamente importante porque marca o início da profecia de Daniel "desde a saída da ordem do restaurar e construir Jerusalém, até o Messias, o Príncipe, serão sete semanas" (Dn 9:25). Embora outros exilados tenham sido intimados a reconstruir o templo, o decreto de Artaxerxes registra pela primeira vez que uma permissão foi dada para a reconstrução da cidade de Jerusalém (2:1-8). Assim, o livro de Neemias inaugura o período de tempo divino da profecia de Daniel.

Fonte: Bíblia Jeffrey - Estudos Proféticos
Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário