segunda-feira, 15 de março de 2021

Estudo Bíblico 102 - Avivamento no Pentateuco (Lv 9.23)

 


Introdução
    Esse texto sagrado revela o momento em que a glória de Deus apareceu ao povo, para acender o fogo do altar. Deus também está interessado em acender o fogo do avivamento em nosso altar. É muito importante aprendermos o significado de "avivamento" e sua ocorrência ao longo da história bíblica. Avivamento é a intervenção divina no curso normal das coisas espirituais e o retorno do homem à comunhão com Deus para desfrutar dos tempos de refrigério na presença do Senhor. Em toda a história bíblica e ao longo de toda a história da Igreja cristã, percebemos os focos do avivamento divino em cada época. O avivamento esteve presente a cada intervenção divina nas histórias no Pentateuco. Vejamos como.

Avivamento nos cinco livros da Lei
1. Em Gn 4.26, há avivamento entre os descendentes de Adão. Um neto de Adão chamado Enos começou a invocar o nome do Senhor e, desse avivamento, surgiu o piedoso Enoque e o justo Noé, então um remanescente da geração caída de Adão começa a voltar-se para o Senhor.
2. Em Gn 12.1-3, há avivamento em Ur dos Caldeus, quando Abraão obedece à chamada de Deus e passa a ter um contato íntimo com o Senhor, tornando-se amigo de Deus e pai de todos aqueles que tem fé em Deus.
3. Em Gn 41, há avivamento na política do Egito. José, um homem cheio do Espírito de Deus, torna-se governador de toda a terra do Egito, revitaliza a economia egípcia e salva o mundo da fome.
4. Em Êx 3, há avivamento no deserto no Sinai, Deus aparece a Moisés no meio de uma sarça de fogo ardente e o comissiona a libertar Israel do Egito.
5. Em êx 4 - 14, há avivamento em toda a terra do Egito. Deus sacode o Egito por meio de Moisés e de Arão, multiplicando suas maravilhas na "terra das pirâmides" e libertando o seu povo do jugo de Faraó.
6. Em Êx 14.1 - 15.21, há avivamento no mar Vermelho. Deus abre uma "avenida" no meio do oceano, o povo atravessa a pés enxutos, e, do outro lado do mar, um grande avivamento se espalha no arraial de Israel; o povo começa a cantar, dizendo que "só o Senhor é Deus".
7. Em Êx 16 - 17, há avivamento no deserto de Sim. Deus faz chover pão do céu, transforma as águas amargas em águas doces e faz brotar a água da rocha.
8. Em Êx 19 - 20, há avivamento no monte Sinai. Deus desce sobre o monte Horebe para outorgar a Lei aos filhos de Israel, o arraial começa a estremecer, e o monte a fumegar, na presença do Senhor.
9. Em Êx 39 - 40, há avivamento na tenda da congregação. O tabernáculo é levantado, a glória do Senhor enche o tabernáculo, e o povo contempla a glória visível do Deus de Israel.
10. Em Lv 6 - 9, há avivamento sobre o altar do tabernáculo. Deus incendeia o altar de bronze, e o fogo arde continuamente sobre o altar e não se apaga.
11. Em Nm 11, há avivamento à porta da tenda da congregação. Deus tira uma porção do Espírito que estava sobre Moisés, enche os 70 anciãos e envia codornizes pelo arraial de Israel, proporcionando uma churrascada para mais de 600 mil homens no deserto.
12. Em Dt 32 - 34, há avivamento na fronteira da Terra Prometida. Moisés, inspirado pelo Espírito Santo, começa a abençoar as 12 tribos de Israel e a prever o seu futuro na Terra Prometida; as suas palavras começam a destilar como o orvalho, e a sua doutrina a gotejar como chuva.

Conclusão
    Deus sempre enviou um avivamento no decorrer da história. Em qualquer que fosse o período da história bíblica, Deus mostrou a sua disposição em trazer renovação espiritual para o seu povo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário