sábado, 20 de março de 2021

O Livro de Ester

 


Autor: Desconhecido
Tema: A provisão de Deus para aqueles que nele confiam
Data de escrita: 460-350 a.C.
Esboço da Ester:
I. O rei Assuero e a Sua corte (1:1 - 2:23)
II. O Povo de Ester é ameaçado (3:1 - 5:14)
III. Os judeus triunfam sobre Amã (6:1 - 10:3)

    ESSE LIVRO RECEBE o nome de sua protagonista, Ester, a quem o Rei Assuero (Xerxes) escolheu para ser sua rainha. O livro de Ester é um de um conjunto de cinco livros do cânon hebraico conhecido como Megilote. De acordo com o costume judaico, certos livros deveriam ser lidos em voz alta nas sinagogas (Lc 4:16-7). Os livros do Megilote eram lidos durante as épocas de festa e já era de costume que o livro de Ester fosse lido na festa do Purim. Os quatro outros livros do Megilote são Rute, Lamentações, Cantares de Salomão e Eclesiastes.
    Os eventos de Ester aconteceram na capital Persa de Susã, durante o reinado do Rei Assuero e podem corresponder a um tempo logo após a dedicação do templo reconstruído, porém antes da chegada de Neemias à Judá. Embora o nome de Deus não apareça no texto desse livro, a história de Ester demonstra claramente o controle de Deus sobre o povo de seu pacto enquanto demonstra o sofrimento dos judeus no exílio persa.
    Embora o autor de Ester seja desconhecido, os costumes da época, o palácio real e a história persa são descritas com acuidade. Note também a inauguração da Festa do Purim. Mesmo não sendo uma das festas dadas a Moisés por Deus no deserto (Lv 23:1-9), a festa do Purim é comemorada anualmente por judeus de todo o mundo, confirmando assim a historicidade do relato em Ester.

Fonte: Bíblia Jeffrey - Estudos Proféticos
Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário