Autor: Desconhecido
Tema: O problema do sofrimento humano
Data da escrita: Desconhecido
Esboço de Jó:
I. Por trás das cenas da vida de Jó (1:1 - 2:13)
II. Diálogo de Jó com seus três amigos (3:1 - 27:23)
III. O que é sabedoria? (28:1 - 28)
IV. Jó, Eliú e Deus conversam (29:1 - 42:6)
V. A riqueza de Jó é restaurada
EMBORA ESSE LIVRO consista das palavras de Jó e de seus amigo, Jó não é o autor. A tradição judaica sugere que Jó tenha sido escrito antes do tempo de Moisés, mas também pode ser que tenha sido escrito durante o tempo de Ester. A autoria é incerta, mas nós podemos inferir, a partir da forma gramatical como o texto foi escrito, que o escritor era um israelita que compartilhava a história de um homem de Uz que não era israelita. Por ter sido escrito com palavras incomuns e em estilo literário, este livro é difícil de traduzir, mas a mensagem global da justiça de Deus, apesar do sofrimento humano, não pode ser mal interpretada.
O diálogo entre Jó e seus três amigos forma a maior parte do livro. Jó e seus amigos não sabiam sobre a insistência de Satanás com Deus para testar as razões de Jó para a sua fidelidade. Não entendendo esse ponto vital da situação, os amigos de Jó começaram a dissecar a sua vida, atitudes e ações para tentar entender o sofrimento de Jó. Apesar de suas grandes perdas, calamidades e traições por parte de seus amigos e família, Jó tenha acabado por sucumbir à autoridade, ele jamais atacou a Deus ou questionou a sua soberania, mas expressou sua inabalável confiança na redenção divina (veja 19:25).
O livro também apresenta várias passagens claramente messiânicas (veja 9:33; 16:19; 19:25; 33:23-24; 36:18), mostrando ao leitor uma esperança eterna de libertação. Jó reconhece que, embora os justos possam sofrer, Deus tem propósitos no sofrimento que podem estar além da compreensão humana. A resposta do justo deve ser apenas confiar e obedecer.
Fonte: Bíblia Jefferey - Estudos Proféticos
Publicado por Ana Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário