Autor: Esdras
Tema: Retorno do remanescente fiel
Data da escrita: 440 a.C.
Esboço de Esdras:
I. O retorno dos primeiros exilados à Terra (1:1 - 2:70)
II. A reconstrução do templo (3:1 - 6:22)
III. O retorno e o ministério de Esdras (7:1 - 10:44)
ESSE LIVRO LEVA o nome de Esdras, um escriba em Israel e personagem principal nesta história. Apesar de os textos antigos combinarem Esdras e Neemias em um único livro, posteriormente, tradutores os separaram. Como uma narrativa histórica, Esdras continua a história de Israel após o período de Samuel, Reis e Crônicas.
Usando genealogias *2:1-70), os documentos oficiais (4:7-16) e cartas pessoais (7:27 - 9:15), Esdras relata o retorno dos exilados de um cativeiro de setenta anos na Babilônia. Um remanescente dos judeus retornou a Israel nessa época sob o comando de Zorobabel para começar a reconstrução do templo. Mesmo diante da oposição dos inimigos a essa reconstrução por muitos anos, um apelo ao sucessor de Ciro, Dario, autorizou o projeto novamente. Encorajado por Ageu e Zacarias, o povo redobrou o seu esforço e completou o templo em 516 a.C.
Em 458 a.C., Esdras liderou o grupo de judeus de volta para Jerusalém. Neemias retornou com um terceiro grupo em 445 a.C. para reconstruir os muros da cidade. Embora Neemias tenha sido um líder civil para esse povo, Esdras rapidamente tornou-se o mestre desses exilados, iniciando reformas e guiando o povo na reconstrução de suas bases espirituais como uma nação escolhida por Deus. Esdras preocupava-se com o povo e a sua devoção pessoal a Deus conferiu-lhe eficácia na liderança e na orientação espiritual para as pessoas em um tempo muito instável.
Fonte: Bíblia Jeffrey - Estudos Proféticos
Publicado por Ana Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário