sábado, 6 de março de 2021

Estudo Bíblico 100 - Os sete tipos de ofertas na Bíblia (Lv 7.11)

 



Introdução
    Esse texto sagrado destaca a lei dos sacrifícios pacíficos oferecidos ao Senhor. A graça de ofertar é um privilégio estimulado pela própria vida de fé do ofertante. É por isso que a oferta é colocada corretamente como uma importante parte do culto oferecido a Deus. A oferta em dinheiro é uma forma eficaz de demonstrar nosso amor a Deus por ela ser algo tão inerente a nós. O dinheiro é conquistado a partir do suor do nosso próprio rosto, entregue ao Senhor. Um economista afirmou o seguinte: "O dinheiro é uma forma de poder de tal maneira ligada ao possuidor que não se pode dá-lo continuamente sem se dar a si mesmo". Em certo sentido, o dinheiro reflete a nossa personalidade; é algo tão ligado a quem somos que,quando o damos, estamos dando a nós mesmos. Vejamos agora os sete tipos de ofertas mencionadas na Bíblia.

Lições espirituais de cada oferta na Bíblia
1-Oferta queimada - também conhecida como holocausto. Esta oferta consistia no sacrifício de um animal macho e sem defeito, que era totalmente queimado sobre o altar, sem o sangue. Simbolizava a apresentação voluntária e total do Senhor Jesus Cristo, ao oferecer-se a Deus para morrer em nosso lugar na cruz (Lv 7; Hb 10.8-10).
2.Oferta de manjares - Essa oferta consistia em flor de farinha, ou seja, farinha fina, amassada com azeite, com pães assados ou grãos na espiga, os quais deveriam ser levados à casa do Senhor em vasos puros, significando a limpeza do coração do ofertante (Lv 6.14-18; Is 66.20).
3.Oferta de sacrifício pacífico - Esta oferta era um sacrifício de gratidão ou felicidade. Era o único sacrifício em que o ofertante participava comendo uma porção. O animal oferecido poderia ser macho ou fêmea, porém, sem defeito (Lv 3.1; 7.15).
4.Oferta expiação pelo pecado - Esta oferta deveria ser apresentada a Deus em casos de pecado cometidos contra Ele por ignorância (Lv 4.1-3; 5.17-19). O profeta Gade sabia do caráter expiatório desta oferta; e, por isso, mandou Davi oferecer a Deus este tipo de oferta. "E edificou ali Davi ao Senhor um altar e ofereceu holocaustos e ofertas pacíficas. Assim o Senhor se aplacou para com a terra e cessou a praga sobre Israel" (2Sm 24.25).
5. Oferta de expiação pela culpa - Esta oferta era semelhante à oferta pela expiação do pecado, entretanto exigia a restituição. Por exemplo, nos casos de fraude, roubo, extorsão, objetos encontrados e não devolvidos etc, o ofertante teria que devolver o que estava retendo e mais uma taxa de 20% (Lv 5.14-16). Zaqueu por exemplo, após ter encontrado com Jesus, devolveu quadruplicado o que havia roubado (Lc 19.1-10). Coisa maravilhosa é encontrar-se com Jesus!
6. Oferta alçada - Esta oferta consistia em levantar e abaixar a espádua direita do animal sacrificado (Lv 7.14, 32), significando a sua separação como uma contribuição a Deus para uso dos sacerdotes. Sob a atual dispensação da graça, esse tipo de sacrifício pode ser compreendido como uma oferta exclusiva para os ministros do Evangelho, a fim de ajudá-los na sua manutenção. Abraão, por exemplo, sendo um homem rico e abastado (Gn 13.2), separou o dízimo de todo o despojo conquistado na guerra e entregou ao sacerdote Melquisedeque (Gn 14.18-20).
7.Oferta de libação - Consistia em 1,1 litro de vinho puro que era derramado sobre a oferta de manjares (Lv 23.13), simbolizando a alegria do ofertante; também era derramado azeite (Gn 35.14). Ambos, o vinho e o azeite, eram símbolos de festa e alegria. Em 2Co 9.7, Paulo afirma que "Deus ama ao que dá com alegria".

Conclusão
    De acordo com alguns estudiosos, o dízimo não é doação, é devolução ao Senhor de um percentual do que recebemos dele. Porém, oferta é doação, pois ofertamos do restante que Deus nos deu o livre-arbítrio para administrar!

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira




Nenhum comentário:

Postar um comentário