Introdução
Esse texto sagrado aponta a importância do hissopo no processo de purificação do leproso. O "hissopo" é um símbolo de purificação na Bíblia. O hissopo é uma planta aromática. Corresponde provavelmente à manjerona, um pequeno arbusto que tem de altura cerca de 45 cm, com hastes eretas, delgadas e providas de folhas, possuindo, além disso, grandes espigas com pequenas flores. Tem um aroma marcante e nasce em muitos lugares, até mesmo entre as rochas e nos muros. O hissopo também era usado como tempero aparece citado nas Escrituras sempre associado à purificação e nos traz lições espirituais importantes. Vejamos algumas.
A importância do hissopo nas Escrituras
1. Em Êx 12.22, Moisés escreveu que o sangue do cordeiro, aspergido na verga da porta, era aplicado com hissopo. O sangue de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, purifica o pecado do mundo inteiro (Jo 1.29).
2. Em Lv 14.4-6, é dito que o hissopo fazia parte do ritual de purificação do leproso. O hissopo também fazia parte do ritual de purificação da casa contaminada (Lv 14.49-52).
3. Em 1Rs 4.33, as Escrituras afirmam que Salomão escreveu acerca do "hissopo que nasce na parede", e extraiu lições importantes disso.
4. No Sl 41.7, o próprio Davi orou ao Senhor, dizendo: "Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve".
5. O hissopo, como Davi sabia muito bem, tinha uma longa história em Israel. Essa planta foi usada no primeiro ritual da Páscoa (Êx 12.22) e era usada na purificação de um leproso ou de uma casa (Lv 14.6,49), bem como empregada na oferta da novilha vermelha, para a purificação de homens e de objetos impuros, por causa do contato com mortos.
6. Ao conhecer a importância do hissopo no processo de purificação, Davi implora ao Senhor para limpá-lo, com hissopo, da mancha do pecado. Davi agiu corretamente ao citar diante do Senhor um item do processo de purificação na própria Lei divina!
7. Entretanto, somente o sangue de Jesus Cristo, o nosso Salvador, pode purificar-nos de todo o pecado! (1Jo 1.7). Os que estão sob a nova aliança deve recorrer não mais ao hissopo, mas ao sangue de Jesus Cristo, para purificá-los de todo o pecado! O remédio para o pecado é o sangue expiatório de Jesus Cristo, o nosso Salvador.
8. Moisés também usou hissopo na ratificação da aliança (Hb 9.19-20). Todos esses usos indicam que o hissopo era um poderoso item de limpeza. Em Hb 9.13-14, o escritor sagrado afirma que "se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, esparzida sobre os imundos, os santificam, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa consciência das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo!"
Conclusão
Em 2Co 7.1, o apóstolo Paulo fala da importância de nossa purificação dizendo: "Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoado a santificação no temor de Deus".
Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário