terça-feira, 23 de março de 2021

Estudo Bíblico 104 - As lições espirituais do Camaleão (Lv 11.30)

 




Introdução
    Esse texto sagrado cita o lagarto entre os animais imundos para consumo do povo. O camaleão é uma espécie de lagarto símbolo da camuflagem e do engano, que pode ensinar-nos muitas coisas. O camaleão é um tipo de réptil que muda de cor de acordo com o ambiente. Além disso, ele tem uma língua bem comprida, que pode chegar a medir 1 metro, e essa língua consegue sem dificuldades apanhar qualquer inseto, facilitando sua captura de alimentos. Essas vantagens são imprescindíveis e de grande utilidade para camaleões,uma vez que não têm habilidade para se deslocar rapidamente; ao contrário, são vem lentos. Esse animal citado na Bíblia nos ensina muitas lições preciosas para a nossa vida moral e espiritual. Vejamos.

A importância do Camaleão nas Escrituras
1. Em Lv 11.30, o lagarto é citado como um animal imundo. Os camaleões, uma espécie de lagarto, são bem conhecidos pelas pessoas pela sua capacidade de mudar de cor ficando com as mais variadas cores já vistas. Isso ocorre não só porque, às vezes eles precisam escapar dos predadores, também depende muito do estado fisiológico do animal.
2. Os camaleões são bichos bem solitários, já que não se dão bem com animais nem mesmo com os da mesma espécie. Até com fêmeas, a única hora em que eles as aceitam por perto é no acasalamento e, mesmo assim, devem ser monitorados para não correrem o risco de um matar o outro.
3. A primeira lição que podemos extrais do camaleão é que o cristão não pode viver uma vida de disfarce, assumindo a cor, a cultura, dos lugares em que vive. O cristão precisa manter o caráter e a sua integridade onde quer que esteja (Fp 2.15).
4. A segunda lição que podemos extrair do camaleão é que o cristão precisa viver em paz com todos os homens; diferente dos camaleões, que não se dão bem com ninguém (Rm 12.18; Hb 12.14).
5. A terceira lição que podemos extrair do camaleão é que o cristão deve conviver em união com os seus irmãos; diferente do camaleão, que não se une nem aos da sua própria espécie (Sl 133.1)
6. A quarta lição que podemos extrais do camaleão é que o cristão deve amar a sua esposa e tratá-la com carinho; diferente do camaleão, que briga com a fêmea ao ponto de matá-la (Cl 3.19).
7. A quinta lição que podemos extrair do camaleão é que o cristão precisa conter a sua língua para não falar mal das pessoas; diferente do camaleão que possui uma língua comprida (Tg 3.5-9; 1Pe 3.10-11).

Conclusão
    Podemos explorar ainda mais muitas outras lições morais e espirituais a partir do camaleão. Porém, essas lições apresentadas acima são suficientes para melhorarmos o nosso comportamento social, moral e espiritual (Ef 4.20-25).

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário