domingo, 27 de dezembro de 2020

Estudo Bíblico 82 - As lições espirituais da acácia (Êx 26.15)

 


Introdução
Esse texto sagrado destaca a importância da madeira de acácia (chamada aqui de "madeira de cetim") na construção do tabernáculo é símbolo do cristão revestido de glória na Casa do Senhor. A acácia é uma das poucas árvores que se desenvolvem bem nas regiões áridas. Há duas espécies principais: a acácia seyal e a acácia tortilis. A acácia tortilis possui uma madeira marrom, sendo muito usada na fabricação de móveis. A acácia produz também a goma arábica vendida no comércio. O tabernáculo e seus móveis foram feitos dessa madeira, resistente aos insetos e de uma cor bonita. A acácia nos traz lições importantes para o nosso crescimento espiritual.

A importância da acácia nas Escrituras
1. A madeira de acácia (ou de cetim) é a única madeira que aceita ouro quente por cima. Ela tem uma camada de resina. Em Êx 25.10-13, Moisés escreveu que a arca do concerto (ou da aliança) e os seus varais eram feitos de madeira de acácia e cobertos de ouro.
2. Em Êx 25.23, é dito que a mesa dos pães da proposição era de madeira de acácia e coberta de ouro.
3. Em Êx 26.15,26, as Escrituras afirmam que as tábuas, as barras de madeira e as colunas do tabernáculo eram feitas de madeira de cetim (ou acácia).
4. Em Êx 27.1, a Palavra de Deus afirma que o altar do holocausto era feito de madeira de acácia e coberto com bronze.
5. Em Êx 30.1, é dito que o altar do incenso era feito de madeira de acácia e coberto com ouro. Em Hb 13.10, o escritor sagrado afirma que "temos um altar".
6. A acácia era uma madeira incorruptível; portanto, não se deteriorava. Dessa forma, para alguns estudiosos, essa madeira representa de modo apropriado a humanidade incorruptível e sem pecado do Senhor Jesus Cristo. Ele era como uma "raiz de uma terra seca" (Is 53.2). Em meio as más condições do deserto, à corrupção e à maldade, Ele permaneceu incorruptível, puro e irrepreensível em sua natureza e em seu caráter (Sl 16.10; Lc 1.35; 1Pe 1.23; 1Jo 3.5).
7. A acácia é também símbolo do cristão que, após ter sido trabalhado pelo Carpinteiro de Nazaré, foi trazido para casa de Deus, sendo depois revestido com o Espírito Santo e valorizado pelo Senhor, que nos comprou por um bom preço (1Co 6.20). A madeira de acácia revestida de ouro puro aponta para a natureza do cristão sendo transformada e revestida com a natureza divina (1Pe 1.3-7).
8. A madeira de acácia estava presente tanto nas paredes do tabernáculo, como na maioria dos móveis do santuário. O cristão faz parte do edifício de Deus, que é a igreja, e é útil para toda a boa obra (1Co 3.8-9; 2Tm 2.19-21; 1Pe 2.5).

Conclusão
Assim como a madeira de acácia era trabalhada primeiro para, depois, ser revestida de ouro; da mesma forma, o cristão é trazido para a casa de Deus em forma bruta e, ao ser trabalhado pelo divino Escultor, o Espírito Santo, vai sendo transformado de glória em glória e revestido pelo Senhor Jesus Cristo (2Co 3.18; Rm 13.14).

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário