terça-feira, 8 de dezembro de 2020

BONDADE Um complemento da beleza

 


    Um espírito bondoso realça o semblante de uma mulher, enquanto um coração egoísta afeta negativamente sua aparência e limita sua eficiência. O próprio Deus é "bondoso", "clemente", "benigno" (Êx 34.6; Ne 9.17; Sl 111.4).
    Abigail era uma mulher bondosa. Tinha consciência das fraquezas de seu marido, mas ainda assim o aceitava (1Sm 25.23-31). Quando foi ao encontro de Davi, portou-se de forma respeitosa, gentil e cortês e, ao mesmo tempo, demonstrou respeito por seu marido e por outros, assumindo a responsabilidade pela falta de hospitalidade dele.
    A moabita Rute era uma mulher tranquila, cuja perseverança complementava sua beleza. Usou de bondade para com sua sogra mesmo quando Noemi se encontrava envolta em amargura e autopiedade (Rt 2.2). Por fim, caráter forte e a atitude bondosa de Rute forma recompensados com um marido dedicado e uma descendência importante (4.13).
    Uma mulher experimenta o perdão e o amor de Deus deve se tornar cada vez mais sensível às necessidades dos outros. Uma atitude condescendente ou ressentida não dá exemplo de bondade. As mulheres cristãs são desafiadas a serem bondosas, gentis, misericordiosas e perdoadoras (Ne 9.17).
    Uma pessoa cristã reflete o reino de Deus naquilo que diz. Palavras sábias são bondosas, enquanto palavras insensatas são danosas (Ec 10.12). Os cristãos são admoestados a falar com bondade e sinceridade (Cl 3.12-13). As palavras podem ferir o coração, deixando cicatrizes profundas, e prejudicar uma reputação ou um relacionamento. Ter bondade significa demonstrar o amor de Deus e ser instrumento do cuidado dele em um mundo necessitado.
    Como um fim em si, a bondade ou graciosidade é apenas uma atitude agradável desenvolvida à custa de muito esforço e determinação, visando obter a aceitação de familiares e amigos. Em outras palavras, não passa de um tipo de maquiagem. Mas se a bondade é fruto de um caráter piedoso e nasce de um coração comprometido com o Senhor, esse charme se torna um instrumento para atrair outras pessoas para o Salvador e servir a Cristo no reino. Essa mulher "graciosa" tem grande honra.

Veja também Pv 11.25; tópicos sobre Beleza (Pv 4); Feminilidade (Sl 144); Fruto do Espírito (Ef 4); retratos de Abigail (1Sm 25); Rute (Rt 2).

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário