sábado, 19 de dezembro de 2020

BOM HUMOR Tempo de rir

 



    O salmista declara que até Deus, aquele que habita nos céus, ri (Sl 2.4). O autor de Provérbios descreve a "mulher de força" como uma pessoa que se regozija com o amanhã (lit. "ri do amanhã", Pv 31.25). A vida pode ser desgastante, e há momentos em que precisamos encarecidamente de algum tipo de mudança.
    O riso é um dos modos que o Criador proveu para mudarmos o ritmo e escarpamos da monotonia diária com uma dose de alegria. O riso é uma receita simples, porém eficaz para alguns males da vida, especialmente o tédio (Pv 17.22). Alguns médicos afirmam que o bom humor tem propriedades curativas, particularmente nos casos de doenças mentais como a depressão. Sem dúvida, o bom humor alivia a tensão e nos faz sentir mais à vontade.
    Numa vida tão repleta de tragédias, escolher o humor em vez de o desespero é um bom conselho bíblico. O bom humor normalmente envolve aceitação dos altos e baixos do dia a dia e a decisão de não nos levarmos a sério demais. O riso e um bom senso de humor podem ser recursos preciosos para combater o estresse, aliviar a tensão e até mesmo oferecer uma distração agradável em meio a tribulações e sofrimentos.
    Jesus se mostrou imprevisível, espirituoso e cheio de vida em suas respostas. Usou de ironia, trocadilhos e hipérboles para transmitir suas mensagens com clareza (veja Mt 22.15-22, onde ele evita astutamente a armadilha dos fariseus e revela a hipocrisia desses líderes religiosos). Jesus pede a um fariseu que lhe dê uma moeda com a imagem de César e uma inscrição declarando a divindade do imperador, sabendo que carregar uma moeda como essa era contrário a dois mandamentos (Êx 20.3-4).
    No final da jornada da vida todos nós chegaremos ao mesmos lugar (Ec 12.7), mas graças ao riso ao longo do caminho, alguns terão desfrutado o percurso e chegarão mais descansados.

Veja também tópicos sobre Celebrações e festas (Êx 10); Fruto do Espírito (Rm 15); Louvor (Sl 150).

Fonte: Bíblia da Muher
Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário