segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Estudo Bíblico 80 - O aspecto da Glória do Senhor (Êx 24.17)

 


Introdução

Nesse texto sagrado, nós aprendemos acerca da manifestação visível da glória divina; e, dentre as diversas maneiras de a glória do Senhor se manifestar, o fogo é o aspecto mais visível da glória do Senhor na Bíblia.

O aspecto da Glória divina como fogo
1. Nas várias ocasiões em que a glória divina se manifestou na Bíblia, tinha o aspecto de fogo. O fogo brilha e transmite luz. O nosso Deus "está vestido de glória e majestade. Ele cobre-se de luz como de uma veste" (Sl 104.1-2).
2. Em Gn 15.17, Deus manifestou o seu poder a Abraão por meio de um forno de fumaça e de uma tocha de fogo.
3. Em Êx 3.1-2, Deus se manifestou a Moisés por meio de uma sarça que ardia no fogo e não se consumia.
4. Em Êx 19.18, o Senhor desceu sobre o monte Sinai em fogo. O profeta Daniel viu o trono de Deus rodeado de um rio de fogo (Dn 7.10).
5. Em Êx 40.34-38, a glória do Senhor sobre o tabernáculo tinha o aspecto de uma nuvem de fogo. E, em Nm 9.15, Moisés afirma que "à tarde, estava sobre o tabernáculo uma aparência de fogo até à manhã".
6. Em 2Cr 7.1-3, a glória do Senhor encheu a Casa do Senhor com aspecto de fogo.
7. No Sl 18.13, o salmista afirma que "o Altíssimo levantou a voz; e havia saraiva e brasas de fogo". E, no Sl 29.7, o salmista diz ainda que "a voz do Senhor separa as labaredas de fogo".
8. Em Ez 1.27, o aspecto da glória do Senhor era como cor de âmbar e como um fogo resplandecente ao seu redor. E, mais adiante, o profeta Ezequiel contemplou um homem misterioso todo revestido de fogo, da cabeça até os pés (Ez 8.2).

Conclusão
Sob a antiga aliança, a glória do Senhor era vista como fogo. Porém, sob a nova aliança, a glória do Senhor se manifesta como fogo dentro do nosso coração, por meio do Espírito Santo que habita em nós (1Ts 5.19).

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário