segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Estudo Bíblico 78 - Lições Espirituais da solidariedade (Êx 22.21)

 


Introdução
Esse texto reforça a prática da solidariedade entre as pessoas. A solidariedade pode ser definida como uma ajuda ou assistência oferecida a alguém, em qualquer circunstância (boas ou más). É solidário quem age com o intuito de confortar, consolar ou fortalecer moral e espiritualmente uma pessoa afligida. Desde a antiguidade, o ser humano entendeu a necessidade da solidariedade, sem a qual não poderia viver. "Entendo que solidariedade é enxergar no próximo as lágrimas nunca choradas e as angústias nuca verbalizadas", assim definiu o escritor brasileiro Augusto Cury. Em seus ensinamentos, o Senhor Jesus Cristo não só apregoou a solidariedade, como também definiu o conceito dela em um dos seus mais importantes mandamentos, dizendo: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mt 22.29). Portanto, a solidariedade implica um ato de bondade para com o próximo e um sentimento de compaixão e amor para com os que necessitam de ajuda.

A solidariedade nas Escrituras
1. A solidariedade entre as pessoas está presente em muitas histórias da Bíblia, e é incentivada em todos os principais ensinamentos de Cristo. Mt 5.43-44, Jesus ensina sermos solidários até para com os nossos inimigos: "Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e aborrecerás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelo que vos maltratam e perseguem".
2. Em Lc 10.29-37, Jesus ensinou, por meio da parábola do bom samaritano, o maior exemplo prático que se conhece até hoje acerca da solidariedade entre as pessoas. O bom samaritano se tornou um emblema e símbolo da própria solidariedade humana.
3. Em Is 41.6, o profeta Isaías escreveu: "Um ao outro ajudou e ao seu próximo disse: Esforça-te". A verdadeira solidariedade implica ajuda ao necessitado e fortalece a sua autoestima, dando-lhe força e ânimo para se reerguer.
4. A legislação moisaica contém várias leis humanitárias e incentiva a solidariedade para com os pobres: "Quando entre ti houver algum pobre de teus irmãos, em alguma das tuas portas, na tua terra que o Senhor, teu Deus, te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás as mãos a teu irmão pobre; antes, lhe abrirás de todo a tua mão e livremente lhe emprestarás o que lhe falta, quanto baste para a sua necessidade" (Dt 15.7-8).
5. Em Dt 24.14, Moisés escreveu: "Não oprimirás o jornaleiro pobre e necessitado de teus irmãos ou de teus estrangeiros que estão na tua terra e nas tuas portas". A solidariedade não nos faz olhar com preferência religiosa ou nacionalidade.
6. No Sl 9.18, o salmista afirma que "o necessitado não será esquecido para sempre, nem a expectação dos pobres se malogrará perpetuamente".
7. No Sl 41.1-2, há promessas infalíveis de Deus para os que praticam a solidariedade: "Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre, o Senhor o livrará no dia do mal. O Senhor o livrará e o conservará em vida; será abençoado na terra; e tu não o entregarás à vontade dos seus inimigos".
8. No Sl 72.12-13, lemos que o Senhor "livrará ao necessitado quando clamar, como também ao aflito e ao que não tem quem o ajude. Compadecer-se-á do pobre e do aflito e salvará a alma dos necessitados. Libertará a sua alma do engano e da violência, e precioso será o seu sangue aos olhos dele".
9. No Sl 82.4, é incentivada a prática da solidariedade: "Livrai o pobre e o necessitado; tirai-o das mãos dos ímpios".
10. No Sl 113.7, lemos que o Senhor "do pó levanta o pequeno e, do monturo, ergue o necessitado". Em Rm 12.13-15, vemos Paulo pregando a solidariedade aos crentes de Roma, dizendo: "Comunicai com os santos nas suas necessidades; segui a hospitalidade; abençoai aos que vos perseguem; abençoai e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram".

Conclusão
Na Bíblia inteira, é ensinado ao cristão a prática da solidariedade. Nenhuma religião prega tanto a solidariedade e o amor ao próximo quanto o cristianismo. A história está cheia de exemplos de homens e mulheres que abdicaram todo o seu conforto para socorrer e ajudar os indigentes e necessitados por amor a Cristo.

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário