quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

O Livro de Rute

 


Autor: Desconhecido
Tema: A devoção traz redenção e restauração
Data da escrita: 1000 a.C
Esboço de Rute:
I. A Decisão Altruísta de Rute (1:1 - 22)
II. A Recepção Favorável de Rute (2:1 - 3:18)
III. O Resgate Compassivo de Rute (4:1 - 22)

    ESSE LIVRO LEVA o nome de uma jovem mulher de Moabe, cujo nome era Rute, a bisavó de Davi e ancestral de Jesus (veja 4:22; Mt 1:1,5). Durante um período de fome em Israel, Elimeleque, Noemi e seus dois filhos abandonaram sua casa em Belém em busca de comida em Moabe. Enquanto estavam lá, Rute conheceu e casou-se com um dos filhos de Noemi. anos mais tarde, os respectivos maridos de Noemi e Rute morreram, deixando as duas mulheres viúvas e sem recursos em Moabe. Noemi decidiu retornar à Belém e Rute a acompanhou. O livro reconta essa curta história com uma simplicidade encantadora e também relata a vida de Rute em Belém, seu namoro e casamento, e o nascimento de seu filhe Obede, avô do Rei Davi.
    Os manuscritos judaicos antigos consideravam o livro de Rute e o de Juízes como um volume único, porque os eventos em Rute ocorreram durante o período dos juízes. Mais tarde, os manuscritos judaicos foram separados em os dois volumes e Rute foi incluído, por conta da beleza literária e do assunto, em um grupo de cinco livros chamados Megilote. De acordo com os costumes judaicos, certos livros deviam ser lidos em voz alta nas sinagogas (veja Lc 4:16-17). Os livros do Megilote eram normalmente lidos em épocas de celebração, e o livro de Rute era lido na Festa das Semanas (Pentecostes).
    A data exata desse livro é incerta, entretanto, devido ao fato de o autor ter explicado costumes que pareciam não ser familiares aos leitores (veja 4:6-8), muitos estudiosos acreditam que este livro foi escrito durante o tempo do Rei Davi. Note também a referência à linhagem de Davi no último capítulo (veja 4:17-22) - um identificador comumente usado durante o período monárquico.

fonte: Bíblia Jeffrey - Estudos Proféticos
Publicado por Ana Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário