quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Estudo Bíblico 94 - As lições espirituais do número 12 (Êx 39.14)

 


Introdução
    Esse texto sagrado destaca a importância do número 12 para o povo de Deus. O número 12 é um dos mais importantes na Bíblia e nos traz lições preciosíssimas para o nosso crescimento espiritual. Os quatro números de maior significado profético na Bíblia são: o número 3, que nos fala da perfeição divina; o número 7, que nos fala da perfeição espiritual; o número 10, que nos fala da perfeição ordinal; e o número 12, que nos fala da perfeição do governo divino. O número 12 simboliza o governo de Deus para o homem. Esse é o número da administração de Deus do mundo. É o número do tempo de Deus para o homem. As horas do dia são 12, as horas da noite são 12. Os meses do ano são 12. O número 12 representa o povo de Deus sob a antiga aliança (Gn 49.28), bem como o povo de Deus sob a nova aliança (Mt 10.1-4).

A importância do número 12 nas Escrituras
1. Em Gn 49.28, vemos que o número 12 está associado ao povo de Deus sob a antiga aliança: "Todas estas são as doze tribos de Israel; e isto é o que lhes falou seu pai quando os abençoou; a cada um deles abençoou segundo a sua bênção".
2. Em Êx 15.27, é dito: "Então, vieram a Elim, e havia ali doze fontes de água e setenta palmeiras; ali se acamparam juntos das águas".
3. Em Êx 24.4, as Escrituras afirmam que "Moisés escreveu todas as palavras do Senhor, e levantou-se pela manhã de madrugada, e edificou um altar ao pé do monte e doze monumentos, segundo as doze tribos de Israel".
4. Em Êx 28.21, lemos que havia 12 pedras preciosas esculpidas no peitoral do juízo do Sumo Sacerdote.
5. Em Lv 24.5-6, Moisés escreveu que havia 12 pães da proposição em cima da mesa de ouro que ficava perante o Senhor no tabernáculo, como símbolo da provisão divina para o povo de Israel.
6. Em Nm 17.2, a Palavra de Deus afirma que doze varas foram colocadas perante o Senhor, representando as doze tribos de Israel, para que o Senhor escolhesse a tribo sacerdotal; a vara de Arão floresceu e produziu amêndoas.
7. Em Mt 10.1-4, Mateus escreveu que Jesus escolheu 12 apóstolos para que andassem com Ele.
8. Em Mt 14.20, é dito, que após a multiplicação dos pães e peixes, ainda sobram 12 cestos cheios.
9. Em Mt 26.53, Jesus afirmou que o Pai poderia enviar-lhe até 12 legiões de anhos para livrá-lo das mãos dos soldados, caso Ele rogasse ao Pai.
10. Em Lc 2.42, Lucas escreveu que Jesus tinha 12 anos quando subiu a Jerusalém e esteve entre os doutores da lei.
11.Em At 19.7, é dito que Paulo encontrou em Éfeso 12 discípulos que ainda não haviam sido batizados com o Espírito Santo, os quais, depois da imposição de mãos de Paulo, vieram a falar em novas línguas e a profetizar.
12. Em Ap 21.12, João escreveu que a nova Jerusalém possuía 12 portas, que, junto às 12 portas, havia 12 anjos e que nelas estavam inscritos os nomes das 12 tribos de Israel. 

Conclusão
    O número 7 e o número 12 são os mais "proféticos" da Bíblia. Por isso, esses dois são os mais mencionados no livro do Apocalipse, transmitindo verdades espirituais eternas e importantes para o crescimento do povo de Deus!

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário