terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

A Mulher Virutosa

 


    Encontramos muitas mulheres extraordinárias e piedosas ao longo da Bíblia, mas a mulher virtuosa descrita aqui é digna de louvor especial (Pv 31.29). Ao longo dos séculos, inúmeras mulheres têm se admirado com a vida dessa esposa e mãe e sido desafiadas por ela (v.31).
    A passagem descreve que tipo de esposa uma mulher deve ser e que tipo de mulher um homem deve escolher para sua companheira. Uma vez que é um poema acróstico, cada um dos 22 versículos começa com uma letra sucessiva do alfabeto hebraico, estimulando assim a memorização desta obra-prima literária. Nas linhas do poema, o que toma forma não é a identidade, as o caráter dessa mulher de força.
    Essa mulher é rara é um modelo de virtude: confiável, diligente, organizada, amorosa e surpreendente capaz de organizar as prioridades do seu mundo. Seu marido confia nela plenamente; seus filhos adultos tomam a iniciativa de louvá-la e seu lar é um exemplo de eficiência. ainda assim, ela encontra tempo para atuar em sua comunidade, ajudar os pobres e até mesmo multiplicar os recursos de sua família por meio de investimentos inteligentes e do gerenciamento produtivo de tudo o que é colocado sob seus cuidados. Além do mais, possui beleza exterior e sabedoria interior.
    O retrato da mulher virtuosa se encerra com a chave para o seu sucesso (v. 30). Ilustrando o tema da sabedoria desenvolvido ao longo do todo o Livro de Provérbios, essa mulher teme e reverencia a Deus acima de todas as coisas. Logo, tem sabedoria para equilibrar seus relacionamentos e responsabilidades. Ela exemplifica a verdade declarada por Jesus: "Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas" (Mt 6.33). Um olhar atento para a descrição dessa mulher pode ser extremamente valioso para ajudar todas as mulheres determinarem suas prioridades no gerenciamento do tempo, dos recursos e dos dons que Deus lhe deu.

Veja também tópicos sobre Feminilidade (Sl 144); Heroínas (Hb 11); Influência (Et 4)

Fonte: Bíblia da Mulher
Publicado por Ana Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário