terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Estudo Bíblico 95 - Contemplando Cristo no Tabernáculo (Êx 40.34)

 


Introdução
    Esse texto sagrado revela a glória do Senhor pousando sobre o tabernáculo. O "tabernáculo" é um símbolo da habitação de Deus entre os homens. O tabernáculo que Deus mandou Moisés levantar no deserto traz-nos lições espirituais profundas que podem ser aplicadas a todas as áreas da nossa vida, para o nosso crescimento na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Cristo presente no tabernáculo
1. O tabernáculo levantado por Moisés no deserto foi projetado pelo próprio Deus. Moisés construiu o tabernáculo a partir do modelo que Deus lhe mostrou no monte (Êx 25.40). Por isso, o tabernáculo apresenta, de forma detalhada, o plano da redenção, bem como muitos aspectos das verdades acerca de Cristo e da sua Igreja.
2. O tabernáculo, como um todo, apontava para Cristo, o tabernáculo e habitação de Deus entre os homens (Jo 1.14).
3. A glória, "shekinah", que estava no tabernáculo apontava para Cristo, a habitação corpórea da glória de Deus (Cl 2.9).
4. O ouro do tabernáculo apontava para a glória e a natureza divina de Cristo (Ap 1.12-13).
5. A prata do tabernáculo apontava para o ministério redentor e resgatador do Senhor Jesus Cristo (1Co 1.30; Ef 1.7).
6. O cobre do tabernáculo apontava para a firmeza de Jesus ao enfrentar o julgamento pelos pecados da humanidade (Ap 1.15).
7. A madeira de acácia apontava para a humanidade incorruptível de Cristo. A madeira de cetim, coberta com ouro, apontava para a dupla natureza de Cristo: divina e humana (Fp 2.6-11).
8. As cortinas azuis apontavam para a origem celestial de Cristo, o Senhor dos céus (1Co 15.47). As cortinas púrpuras apontavam para a realeza e majestade de Cristo (Ap 1.5). As cortinas vermelhas apontavam para seu ministério sacrificial (Hb 13.20).
9. As cortinas de pelos de cabra apontavam para seu ministério de expiação pelo pecado. As cortinas de peles de carneiro apontavam para a submissão de Cristo à vontade do Pai. As cortinas de linho fino apontavam para a justiça e a santidade de Cristo (Hb 9.11-14).
10. O altar de cobre apontava para o sacrifício de Cristo, para nossa justificação (Rm 3.24-25). A pia de cobre apontava para o ministério purificador de Cristo, Aquele que lavou os pés dos seus discípulos (Jo 13.5).
11. O castiçal de ouro apontava para Cristo como a Luz do mundo, bem como para a sua Igreja (Mt 5.14; Jo 8.12).
12. A mesa dos pães da proposição (ou da presença) apontava para Cristo, o Pão da Vida e o nosso Provedor diário (Jo 6.48; Fp 1.19).
13. O altar de ouro apontava para Cristo como o nosso Intercessor, Advogado e Mediador (1Jo 2.1-2). O véu apontava para Cristo como o grande mistério de Deus que nos foi revelado (Cl 1.27).
14. A arca do concerto (ou Testemunho) apontava para Cristo, em quem "habita corporalmente toda a plenitude da Divindade" (Cl 1.19). O óleo da unção apontava para Cristo como o Messias ungido de Israel (Lc 4.18; At 10.38).
15. A porta de entrada apontava para Cristo como o caminho de acesso ao Pai (Jo  14.6). O incesso aromático apontava para Cristo, cuja vida de oração era um aroma agradável sempre aceito pelo Pai (Jo 11.41-42).
16. O sumo sacerdote e suas vestimentas ornamentadas apontavam para Cristo como o nosso Sumo Sacerdote celestial que nos representa diante do Pai (Hb 8.1-2).
17. A vara que floresceu apontava para Cristo como o nosso Sumo Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque  (Hb 7.14-17). Os Dez Mandamentos apontavam para Cristo como o nosso grande Legislador (Tg 4.12).
18. O vaso de ouro com o maná apontava para Cristo como o nosso maná celestial (Ap 2.17). A nuvem e a coluna de fogo apontavam para Cristo como o nosso Guia para o Céu (Mt 23.10).
19. As pedras preciosas apontavam para Cristo, em sua glória e perfeição, em favor do seu povo (Apo 19.12). As bases e colunas do tabernáculo apontavam para Cristo como o fundamento que sustenta a Igreja (1Co 3.11).
20. Jesus censurou o véu da incredulidade que impedia os judeus de perceberem-no nos escritos de Moisés: "Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim, porque de mim escreveu ele" (Jo 5.46).

Conclusão
    Todas as Escrituras veterotestamentárias apontavam para Cristo, "porque tudo que dantes foi escrito para o nosso ensino foi escrito" (Rm 15.4). O escritor da Carta aos Hebreus afirmou: "De sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão nos céus assim se purificassem; mas as próprias coisas celestial, com sacrifícios melhores do que estes. Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer, por nós, perante a face de Deus" (Hb 9.23-24).

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira
    

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