Introdução
Esse texto sagrado nos fala da construção do altar do holocausto. O "altar" é símbolo da consagração pessoal. A palavra "altar" - uma tradução da palavra hebraica miazbeah e da grega thysiasterion, "lugar de sacrifício" - vem do latim "altare", que significa "lugar alto". O altar é um lugar sagrado onde se queimam ofertas e sacrifícios oferecidos à divindade. No caso do povo de Deus sob a antiga aliança, o altar era um lugar construído para oferecer a Deus os sacrifícios de animais em holocaustos, bem como de incenso aromático. Havia também os altares portáteis que foram construídos com o tabernáculo levantado no deserto (Êx 27.1-8; 30.1-19).
A importância do altar nas Escrituras
1. A primeira referência ao altar na Bíblia está em Gn 8.20, quando Noé edificou um altar ao Senhor, assim que desceu da arca. Noé estava apontando para os descendentes que iriam povoar o novo mundo, o caminho da adoração ao Deus vivo e verdadeiro.
2. Em Gn 12.8, vemos que Abraão edificou um altar ao Senhor, próximo a Betel. Ali, o altar começou a ser associado a Betel, que significa "casa de Deus". O altar é a alusão mais antiga do templo, que veio a ser conhecido como o lugar de adoração a Deus.
3. Em Gn 13.18, vemos que Abraão edificou o seu terceiro altar ao Senhor junto a Hebrom. Onde Abraão chegava, ele edificava um altar ao Senhor. Era uma forma de apontar o Deus único e verdadeiro para aquela sociedade politeísta.
4. Em Gn 22.9, vemos que Abraão edificou o seu quarto altar ao Senhor. Desta vez, no monte Moriá, para oferecer o seu filho Isaque, o qual foi substituído pelo cordeio (Gn 22.13). Pela primeira vez, o altar apontou para o Calvário, onde mais tarde Cristo foi oferecido por Deus como o "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (Jo 1.29); 19.17-37).
5. Em Gn 26.25, vemos que Isaque também edificou um altar ao Senhor, invocando o nome do Senhor. Em Gn 33.20, lemos que Jacó levantou um altar ao Senhor e o chamou de "El-Elehe-Israel", que quer dizer "Deus, o Deus de Israel". E, em Gn 35.7, somos informados de que Jacó edificou o seu segundo altar ao Senhor e o chamou de "El-Betel", que quer dizer o "Deus de Betel".
6. Em Êx 17.15, é dito que Moisés edificou um altar ao Senhor e o chamou de "o Senhor é minha bandeira". Em Êx 28.1-7, vemos que foi construído no tabernáculo um altar de cobre, que servia para fazer expiação pelos pecados do povo e apontava para a cruz de Cristo.
7. Em Êx 30.1-10, lemos que foi construído um tabernáculo um altar de ouro, que servia para os sacerdotes oferecerem incenso aromático, o que apontava para as orações do povo de Deus.
8. Em Lv 6.13, é dito: "O fogo arderá continuamente sobre o altar, não se apagará". Em 1Rs 18.30-32, vemos que Elias restaurou o altar do Senhor, que estava em ruínas, e edificou um altar ao nome do Senhor.
9. Em 2Cr 15.8, lemos que o rei Asa renovou o altar do Senhor e iniciou uma grande reforma espiritual em Judá. Em 2Cr 33.16, somos informados do que o rei Manassés restaurou o altar do Senhor, após sua dramática conversão.
10. Em Ed 3.2, vemos que o sumo sacerdote Josué e Zorababel edificaram o altar ao Deus de Israel. Em Jl 2.17, que os sacerdotes e ministros do Senhor foram convidados a chorar perante o altar do Senhor, para buscar o avivamento.
11. Em Mt 23.19, Jesus ensina que o altar é maior do que a oferta, a qual é santificada pelo altar. Em 1Co 9.13, Paulo ensina que os que ministram sobre o altar tiram o seu sustento. E, em Hb 13.10, está escrito que "temos um altar" em Cristo.
Conclusão
Em Ap 8.3, é dito que João viu um anjo com um incensário de ouro e foi dado a ele muito incenso para oferecê-lo com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que se achava diante do trono. O altar fala de oração, comunhão, consagração, dedicação, renovação e reconciliação do homem com Deus. Precisamos edificar a cada dia o altar de nossa adoração ao Senhor.
Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário