Introdução
Esse texto sagrado destaca que "chamou o Senhor a Moisés..." (Lv 1.1). Na Bíblia, é revelado o chamado de pessoas que se destacaram muito na história sagrada. Chamadas como as de Abraão, Moisés, Samuel, Davi, Isaías, Paulo e outros ~soa chamadas verdadeiramente extraordinárias. A chamada ministerial é uma espécie de "segunda chamada". A primeira chamada é para o arrependimento e a salvação. A segunda chamada é a convocação do Senhor da seara das pessoas escolhidas para o exercício da obra de Deus. A primeira chamada é para todos; a segunda chamada é para um grupo seleto. Quando Deus escolheu a nação de Israel para ser o seu povo peculiar, Ele chamou todas as 12 tribos (Gn 49.28; Êx 19.4-6). Porém, dentre as 12 tribos, Ele escolheu e chamou para o santo ministério, apenas a tribo de Levi (Nm 1.47-54; 17.1-8).
A importância da chamada ministerial nas Escrituras
1. Existe um ditado que diz que "Deus não chama os capacitados; capacita os que Ele chama". Porém, acrescento o seguinte: "Deus chama os capacitados por Ele e também capacita os que Ele chamou". Moisés se achava incapaz, mas era capacitado, e Deus o capacitou ainda mais (Êx 4.1-12). Um homem formado em todas as ciências do Egito não poderia ser incapaz (At 7.22).
2. Os homens escolhidos para ajudar Moisés precisavam ser qualificados e capacitado (Êx 18.21).
3. Os artífices e trabalhadores do tabernáculo precisavam ser qualificados (Êx 31.1-11; 36.1).
4. Os 70 anciãos que auxiliavam Moisés precisavam ter as qualidades de líderes (Nm 11.16-17).
5. Em 1 Crônicas 9.13, é dito que havia 1.760 "varões valentes", capacitados, "para a obra do ministério da Casa de Deus".
6. Os artífices e trabalhadores do templo erguido por Salomão precisavam ser qualificados (2Cr 2.13-14).
7. Os primeiros obreiros consagrados da Igreja Primitiva precisavam ser qualificados (At 6.3-5).
8. Em 1 Timóteo 3.1-3, vemos todas as qualificações exigidas das pessoas chamadas para o ministério.
Conclusão
Deus chama e capacita os que foram escolhidos por Ele para sua obra. A chamada do homem por Deus é um exercício de sua livre e espontânea graça e chega a ser um ministério para muitas pessoas.
Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário