A vergonha é uma reação interior profunda à possibilidade ou experiência de ser considerada deficiente ou indigna aos olhos de outra pessoa. O termo "vergonha" é relacionado à "mortificação", derivado da palavra latina "morte". A vergonha é um sentimento intenso de embaraço, um desejo interior de "sumir do mapa".
A vergonha é uma das primeiras emoções humanas registradas nas Escrituras (Gn 3.10). Adão e Eva sentiram vergonha quando Deus desmascarou o erro do casal. A reação dos dois é conhecido de todos nós: eles criaram uma fachada e se esconderam atrás dela (Gn 3.7) e, quando foram confrontados , em vez de assumirem a culpa, tentaram jogá-la sobre outra pessoa (Gn 3.12-13).
Entender a vergonha nos leva a dar ainda mais valor à obra de Cristo. As Escrituras declaram que ele levou nossos pecados e vergonha sobre si na cruz (Hb 12.2) para que pudéssemos ter um relacionamento livre e desimpedido com ele e uns com os outros.
Veja também Sl 119.116; Mc 5.2, nota; Rm 3.23, nota; Fp 3.19; tópicos sobre Perdão (Sl 51; Lc 17); Culpa (2Co 8); Cura (Sl 13; 133; Ec 1; 2Co 5; Gl 5; Th 5); Humildade (Fp 2).
Nenhum comentário:
Postar um comentário