quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Estudo Bíblico 56 - 12 homens - Um segredo (Gn 49.28)

 


Introdução 
Esse texto sagrado destaca a bênção patriarcal que Jacó proferiu sobre seus 12 filhos. Jacó e Moisés viram o futuro das 12 tribos de Israel, e suas previsões se cumpriram no decorrer da história de seus descendentes. Recentemente foi lançado um filme intitulado "11 homens, um segredo". Porém, a história destes doze patriarcas, filhos de Jacó, poderia ser resumida em "12 homens, um segredo". Olhando atentamente para o caráter, a história, os acertos, os erros, os defeitos,as virtudes e o significado de cada nome dos doze filhos de Jacó, podemos dimensionar o grande valor da graça de Deus na vida de pessoas redimidas pelo Senhor. A vida de cada um daqueles 12 patriarcas, filhos de Jacó, oferece-nos lições preciosas para o nosso crescimento espiritual, por ser as matriz original do povo eleito de Deus conforme a Antiga Aliança.

Os segredos dos 12 filhos de Jacó
1. Ruben era "inconstante como a água (Gn 49.3-4). Ele era um homem de um comportamento agitado e instável, além de ter carregado uma grande mancha moral em sua vida!
2. Simeão era violento como uma espada (Gn 49.5). Ele era um homem que tinha "sangue nos olhos" e pagou um grande preço por sua atitude impensada!
3. Levi era um intercessor por seu irmãos, "a tribo sacerdotal" (Dt 33.10). Levi foi influenciado negativamente por seu irmão Simeão; porém redimiu-se quanto a seu passado sombrio, tornando-se um intercessor pelos seus irmãos!
4. Judá era vitorioso como um leão (Gn 49.9; Ap 5.5). Judá era um homem de convicções firmes e independentes; e, apesar de um passado sombrio em Canaã, ele adquiriu maturidade com as dificuldades que passou, tornando-se o líder militar de todo o exército de Israel!
5. Issacar estava apto para suportar o peso, como um jumento forte (Gn 49.14-15). Issacar era um homem discreto e voluntarioso, e finalmente sacudiu do seu pescoço o jugo!
6. Zebulom era propenso à navegação, como um navio (Gn 49.13). Zebulom era um homem de pouca influência entre os seus irmãos; porém não se envolvia em grandes confusões!
7. era traiçoeiro como uma serpente (Gn 49.17). Era um homem astuto, cujo caráter se manifestou com maior intensidade entre os seus descendentes!
8. Gade era como uma bandeira flamejante para a guerra (Dt 33.20-21). Gade era um homem guerreiro, cuja habilidade física se revelou com mais intensidade entres os seus descendentes!
9. Aser era como uma árvore com abundância "delícias reais e pão" (Gn 49.20; Dt 33.24). Aser era um homem aplicado à agricultura e à provisão econômica!
10. Naftali era ligeiro como corsa ou gazela (Gn 49.21). Era um homem tranquilo e estudioso!
11. José era frutífero como a videira e firme como a palmeira (Gn 49. 22; Dt 33.12-13). José era um homem inteligente, sonhador, próspero e um excelente administrador!
12. Benjamim era como um lobo, mas protegido por Deus (Gn 49.27; 33.12). Benjamim era um homem esperto e hábil para guerrear e conquistar!

Conclusão
Apesar das características tão diversas desses doze homens, todos eles possuem um único segredo: Foram eleitos pela presciência de Deus para gerar o povo escolhido por Deus, apesar de todos os seus erros e defeitos! O mais importante é saber que todos esses temperamentos foram transformados por Deus ao longo da história; foram eleitos por Deus como doze patriarcas e progenitores da raça escolhida por Deus.

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal

Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário