Introdução
Esse texto fala sobre Deus ouvir o gemido dos filhos de Israel. O Deus da Bíblia é caracterizado como o Senhor que ouve o gemido do seu povo e atende ao clamor do aflito. Ele é o Senhor que ouve o nosso gemido e atende ao nosso clamor! Ele ouviu o gemido de Ismael, ainda menino, no deserto, e também o de Daniel, no palácio, na Babilônia. Ele ouviu o gemido do seu povo no Egito, bem como o do profeta Jonas, dentro do ventre de um grande peixe. Portanto, não importa o lugar em que a pessoa esteja, ou a circunstância que esteja enfrentando, o Senhor está sempre pronto a ouvir.
O Senhor ouvindo o nosso gemido nas Escrituras
1. Em Gn 21.17 a Palavra de Deus diz: "E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o Anjo de Deus a Agar desde os céus e disse-lhe: Que tens Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do rapaz desde o lugar onde está". Deus ouviu o gemido de Ismael naquele inóspito deserto e o socorreu na sua aflição!
2. Em Êx 6.5, o Senhor disse a Moisés: "E também tenho ouvido o gemido dos filhos de Israel, aos quais os egípcios escravizam, e me lembrei do meu concerto".
3. Em Jz 2.18 é dito que "quando o Senhor lhes levantava juízes, o Senhor era com o juiz e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o Senhor se arrependia pelo seu gemido, por causa dos que os apertavam e oprimiam".
4. Em Jz 15-18-19 vemos que, após Sansão sentir grande sede, clamou ao Senhor: "Então, o Senhor fendeu a caverna que estava em Leí; e saiu dela água, e bebeu; e o seu espírito tornou, e reviveu..."
5. Em 2Cr 30.20 as Escrituras afirmam que o Senhor ouviu Ezequias e sarou o povo. Em Sl 12.5 o Senhor nos faz uma promessa, dizendo: "Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados, me levantarei agora, diz o Senhor;porei em salvo aquele para quem eles assopram".
5. Em Sl 34.6 Davi expressa, dizendo: "Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu; e o salvou de todas as suas angústias". Em Sl 40.1, o salmista diz: "Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor".
7. Em Sl 79.11, o salmita implora ao Senhor: "Chegue à tua presença o gemido dos presos; segundo a grandeza do teu braço, preserva aqueles que estão sentenciados à morte".
8. Em Sl 102.19-20, é dito que Deus "olhara desde o alto do seu santuário; desde os céus, o Senhor observou a terra, para ouvir o gemido dos presos, para soltar os sentenciados à morte".
9. Em Is 35.10 Isaías escreveu: "E os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião com júbilo; e alegria eterna haverá sobre a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido".
10. Em Is 59.1 o profeta também escreveu: "Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir."
Conclusão
Em Rm 8.26, o apóstolo Paulo escreve: "E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." O Senhor ouve o gemido dos necessitados; ouve o gemido dos aflitos; ouve o gemido dos pobres; ouve o gemido dos injustiçados; ouve o gemido dos fracos; ouve o gemido dos desesperados; ouve o gemido dos condenados à morte; ouve o gemido dos presos e oprimidos. Ele é o Senhor que ouve o gemido!
Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário