quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Estudo Bíblico 54 - Celebração de Festividades de Adolescentes (Gn 48.16)

 


Introdução
Esse texto sagrado narra o momento em que Jacó abençoou aos seus dois netos adolescentes: Efraim e Manassés. A adolescência é uma fase de transição entre a infância e a juventude. No período inicial da puberdade, acontecem transformações físicas importantes tanto nos meninos como nas meninas. Essas transformações físicas são acompanhadas de transformações psíquicas; por isso, os adolescentes passam a ter um comportamento mais variado e até mais instável do que antes. Porém, nesta fase que inspira muito cuidado e paciência dos pais, os adolescentes devem encontrar bastante apoio na igreja do Senhor. Devem participar de grupos de louvor, de estudos bíblicos e de retiros espirituais, sentindo-se mais à vontade para se envolver nas atividades sociais e espirituais. Portanto, vamos celebrar com muita alegria as festividades de adolescentes.

A importância dos adolescentes nas Escrituras
1. O adolescente possui o apoio de Jesus Cristo, que também já foi adolescente um dia. Para os judeus, a fase infantil se encerra aos 12 anos de idade, quando se inicia a adolescência. Mas a fase da adolescência varia culturalmente de nação para nação. No Brasil, a adolescência começa aos 13 anos e termina aos 18 anos. Entendidos no assunto propõem uma subdivisão da adolescência em três etapas: a inicial, dos 11 aos 14 asnos; a média, dos 15 ao 17 anos; e a final, dos 18 anos aos 21 anos. "Para que nossos filhos sejam, como plantas, bem-desenvolvidos na sua mocidade; para que nossas filhas sejam como pedras de esquina lavradas, como colunas de um palácio! (Sl 144.12).
2. Na Bíblia, é mencionado o momento em que Jesus se tornou um adolescente, quando, aos 12 anos de idade, Ele se apresentou no Templo para fazer a sua confissão religiosa entre os doutores da Lei Judaica (Lc 2.42-47).
3. Na Bíblia, é mencionado o crescimento progressivo de Jesus, adolescente: "E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça, para com Deus e os homens" (Lc 2.52).
4. Na Bíblia, é mencionado o crescimento físico e espiritual do profeta Samuel, adolescente: "E o jovem Samuel ia crescendo e fazia-se agradável, assim para com o Senhor, como também para com os homens" (1 Sm 2.26).
5. Na Bíblia, é mencionado o crescimento físico e espiritual do adolescente Sansão: "E o menino cresceu, e o Senhor o abençoou" (Jz 13.24).
6. Na Bíblia, é mencionado o crescimento físico, intelectual e espiritual de Salomão, adolescente: "Porque eu era filho de meu pai, tenro e único em estima diante de minha mãe; e ele ensinava-me e dizia-me: Retenha  as minhas palavras o teu coração; guarda os meus mandamentos e vive; adquira a sabedoria, adquire a inteligência..." (Pv 4.3-5).
7. O sábio Salomão agora poderia aconselhar os adolescentes, dizendo: "Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a lei de tua mãe" (Pv 6.20).

Conclusão
Os adolescentes devem ser apoiados e incentivados pelos pais e pela igreja do Senhor Jesus Cristo, que precisam compreender os hábitos e comportamentos das pessoas de acordo com  sua faixa etária. Os adolescentes não pensam mais como crianças nem como adultos; por isso, devem ser ensinados com amor e paciência a servir ao Senhor com alegria, em obediência aos pais, aos seus professores, e a ter um compromisso com Deus. "Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o animo" (Cl 3.21).

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal

Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário