sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Estudo Bíblico 58 - As lições espirituais do número 70 (Êx 1.5)

 


Introdução
Esse texto destaca o número de hebreus que desceram ao Egito e lá se multiplicaram extraordinariamente. O número 70 simboliza a administração divina sobre seu povo e nos traz muitas outras lições importantes. O conselho de auxiliares que participava da administração divina do povo de Israel, ao lado de Moisés, tinha 70 anciãos (Êx 24.9). Os homens escolhidos para auxiliarem Moisés na administração para evitar a crise espiritual do povo eram 70 (Nm 11.16). E o próprio Jesus escolheu 70 evangelistas para o auxiliarem na intensificação da evangelização em massa naqueles dias (Lc 10.1). Portanto, o número 70 aponta para muitas verdades espirituais.

A importância do número 70 nas Escrituras
1. Em Gn 46.27, é dito que a nação de Israel começou a crescer no Egito a partir de 70 pessoas. Estas 70 pessoas Deus multiplicou extraordinariamente como as estrelas dos céus (Dt 1.10-11).
2. Em Êx 15.27, Moisés escreveu que, no deserto de Elim, havia 70 palmeiras que serviam de sombra para o povo de Deus naquele inóspito deserto.
3. Em Êx 24.1, lemos: "Depois, disse Deus a Moisés: Sobe ao Senhor, tu, e Arão, e Nadabe, e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel; e inclinai-vos de longe". Havia uma espécie de conselho administrativo, formado por 70 anciãos para ajudar Moisés!
4. Em Nm 11.16, vemos que, para auxiliar Moisés no governo de Israel, foram escolhidos 70 anciãos.
5. Em 2Sm 5.4, é dito que Davi, o maior rei da história, viveu 70 anos.
6. No Sl 90.10, Moisés escreveu: "A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, nós voamos".
7. Em Is 23.15, o profeta Isaías escreveu que 70 anos eram tidos como a idade completa de um rei.
8. Em Dn 9.2 a Bíblia afirma que o cativeiro de Israel durou 70 anos. E, em Dn 9.24, o profeta Daniel escreve que a profecia-chave da revelação profética é de 70 semanas de anos.
9. Em Lc 10.1, a Bíblia afirma que o Senhor Jesus designou 70 evangelista para evangelizar as cidades onde Ele deveria passar. Portanto, o número 70 nos ensina também sobre a diversidade de dons ministeriais na administração religiosa!
10. Em Rm 12.6-8, Paulo fala da diversidade dos dons ministeriais no auxílio da administração do povo de Deus, dizendo: "De modo que, tendo, diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use esse dom exortar; o que reparte, faça-o com liberdade; o que preside, com cuidado; quem exercita misericórdia, com alegria".

Conclusão
O número 70 nos fala acerca do governo divino sobre o povo e nos lembra da administração da alegria; a qual deve ser feita por homens escolhidos por Deus para auxiliarem ao supremo Pastor e Bispo da nossa alma (1Pe 2.25;5.4).

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal 

Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário