sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Estudo Bíblico 57 - O Deus que muda situações (Gn 50.20)

 

Introdução
Esse texto sagrado revela como o nosso Deus transforma situações aparentemente negativas em situações positivas; causas aparentemente perdidas em causas ganhas. O nosso Deus transforma o mal em bem, e converte a maldição em bênção. O nosso Deus escreve certo por linhas tortuosas dos homens.

Deus transforma o mal em bem
1. A resposta de José aos seus irmãos não deixa dúvida de que acreditava que Deus muitas vezes transforma o fracasso do homem em vitória.
2. A atitude perversa de Hamã de querer destruir o povo judeu foi transformada por Deus em exaltação e regozijo para o seu povo (Et 8.15-17; 9.22).
3. A atitude perversa de Nabucodonosor de lançar três jovens judeus na fornalha de fogo ardente, por se recusarem a adorar a estátua do rei, foi transformada por Deus em vitória para Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, e o nome do Senhor foi grandemente glorificado. O mesmo rei que assinou um decreto ordenando que todos os povos adorassem a sua estátua teve que assinar um decreto para que todos os povos temessem ao Deus Verdadeiro (Dt 3.28-30).
4. A atitude perversa dos inimigos de Daniel de prejudicá-lo, ao ponto e ele ser lançado na cova dos leões, foi transformada por Deus em vitória para Daniel e em exaltação do Deus vivo e verdadeiro que enviou o seu anjo e fechou a boca dos leões (Dn 6.19-28).
5. Em Rm 8.28, o apóstolo Paulo resume tudo isso, dizendo: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto".
6. Em Rm 8.37, Paulo escreveu: "Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou".

Conclusão
Nós aprendemos, por meio de muitos outros exemplos nas Escrituras, que o nosso Deus muda situações adversas em nossa vida e converte-as em situações de bênção e de vitória. O profeta Malaquias escreveu que o nosso Deus não muda (Ml 3.6). Porém Ele muda situações difíceis em nossa vida e transforma essas situações em oportunidades para manifestar a sua glória. (Jo 9.1-3; 11.3-4).

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal

Publicado por Ana Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário