Uma das características que distinguem os judeus dos outros povos da Bíblia é o valor que eles sempre deram às crianças. O Senhor os proibiu de sacrificarem seus filhos (Dt 12.31-32) e ressaltou a importância de ensinarem as crianças a amarem e a servirem o Deus de Israel (Dt 6.7-9). Jesus se irou quando os discípulos negaram o valor das crianças para o reino (Mc 10.13-16) e chegou a dizer que era melhor uma pessoa se matar do que fazer uma criança tropeçar (Mc 9.42). Ensinou que receber as crianças era o mesmo que recebê-lo (Mc 9.37); que dar às crianças era dar a ele (Mt 10.42); e que o segredo da conversão era tornar-se como uma criança (Mc 10.15). Jesus convidou as crianças para virem a ele (Mc 10.14).
Os filhos são uma bênção de Deus (Sl 127.3). O Salmo 128 é chamado de "Salmo do edificador", pois o lar israelita dava aos pais a oportunidade de edificar filhos e filhas. Essa imagem pode ser vista na própria língua hebraica (banag, lit. "edificar"; ben, "Filho"; bat "filha"). Fica claro que o Criador deseja que os pais edifiquem seus filhos, lançando os alicerces da fé e vivendo diante deles como cristãos, honrando a Jesus, sustentando-os e fortalecendo-os com a oração e aperfeiçoando-os com os ensinamentos da Palavra de Deus. Se forem devidamente edificados, esses filhos poderão edificar os seus próprios filhos e filhas, dando continuidade à descendência piedosa, geração após geração.
As crianças são, portanto, o fruto mais valioso do reino. Em geral, são sensíveis, moldáveis e, consequentemente, receptivas ao evangelho. São cheias de vida e energia,tendo diante de si muitos anos de serviço a oferecer para o reino. Elas fazem parte da herança que Deus concede (Sl 127.3-5). Quando não lhe damos o devido valor, então nos opomos ao Todo-Poderoso.
Veja também Mt 18.3, nota 19.13-15; Lc 17.1-2; tópicos sobre Adoção (Et 2); Controle de natalidade (Sl 139); Cuidado de crianças (Jo 14); Filhos (2Sm 21; Pv 22; Lc 15); Família (Gn 32; 1Sm 3; Sl 78; 127); Nomes dos filhos (Is 45); Paternidade (Pv 10); Santidade da vida (Gn 9).
Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário