terça-feira, 27 de outubro de 2020

Estudo Bíblico 60 - YHWH - O Grande Eu Sou (Êx 3.14)

 


Introdução
Essa passagem bíblica revela o momento em que Deus se revelou a Moisés no deserto do Sinai e o comissionou para uma grande obra. Na sarça ardente aconteceu uma das maiores revelações da Bíblia. Foi ali que Deus revelou pela primeira vez ao homem o seu nome pessoal. Aprendemos sobre o nome Todo-Poderoso e suficiente de nosso Deus; e, por meio desse nome, recebemos a segurança e a confiança de que o Senhor, nosso Deus, é muito mais além do que imaginamos ou pensamentos que Ele seja. Após ser comissionado por Deus para libertar Israel do Egito, disse o Senhor a Moisés: "EU SOU O QUE SOU". Foi este o nome que deu origem ao Tetragrama sagrado, "YHWH", que, acrescentado pelas vogais, dá lugar ao nome transliterado e pronunciado como "Yehowah" ou "Yahweh", que indica a natureza eterna, ativa e imutável de Deus.

A Revelação do "EU SOU" nas Escrituras
1. O "EU SOU", que apareceu a Moisés na sarça ardente, continuou revelando-se em outras partes das Escrituras. Em Êx 15.26, Ele disse a Moisés: "Eu sou o Senhor que te sara".
2. Em Êx 20.2, Ele introduz ps Dez Mandamentos, dizendo: "Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão". Antes de exigir algo de nós, Deus revela quem Ele é e o que já fez por nós!
3. Somente no capítulo 19 de Levítico, Ele repete por cerca de 15 vezes as expressões: "Eu sou o Senhor, vosso Deus" ou "Eu sou o Senhor". Deus repete essas expressões na Bíblia para que as mesmas possam ser fixadas em nossa mente!
4. Em Lv 20.8, Ele diz: "E guardai os meus estatutos e cumpri-os. Eu sou o Senhor que vos santifico". O grande EU SOU é também o santificador da nossa vida!
5. Em Dt 32.29, Ele diz: "Vede, agora, que eu, eu o sou, e mais nenhum deus comigo..." O grande EU SOU é único, exclusivo e incomparável!
6. Em Is 43.13, Ele diz: "Ainda antes que houvesse dia, eu sou, e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?" O grande EU SOU é antes de todas as coisas, e ninguém consegue impedir o seu agir!
7. Em Is 43.15, Ele diz: "Eu sou o Senhor, vosso Santo, o Criador de Israel, vosso Rei". O grande EU SOU é Senhor, Santo, Criador e Rei!
8. Em Is 44.6, Ele diz: "Assim diz o Senhor, Rei de Israel e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e fora de mim não há Deus". O grande EU SOU é o que preenche a história do começo ao fim!  
9. Em Is 45.22, Ele diz: "Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro". No Novo Testamento, nós vamos aprender que Jesus Cristo é o mesmo grande EU SOU que apareceu a Moisés na sarça ardente. Ele afirmou: "Eu sou o pão da vida" (Jo 6.48); "Eu sou a luz do mundo" (Jo 8.12); "Eu sou a porta" (Jo 10.9); "Eu sou o bom pastor (Jo 10.9); "Eu sou a videira verdadeira" (Jo 15.1).
10. Em Ap 1.8, Ele revela a uniformidade da Bíblia de Gênesis a Apocalipse e se apresenta a João, na ilha de Patmos, dizendo: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor Deus, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso". Aleluia!

Conclusão
Quando Deus disse a Moisés: "Eu sou o que sou", é como se Ele estivesse dizendo ao seu servo: "EU SOU exatamente o que você precisa que eu seja". Se está com fome, EU SOU o pão da vida; se está com sede, EU SOU a água da vida; se está perdido em algum lugar, EU SOU o caminho; se está enfermo, EU SOU o Senhor que o sara;  se está morto, EU SOU a ressurreição e a vida; se tem falta de alguma coisa, EU SOU o bom Pastor e nada lhe faltará; se anda em busca da verdade, EU SOU a verdade; se está com medo, EU SOU o seu escudo.

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário