Uma leitura superficial da Bíblia pode dar a uma jovem a impressão de que este livro da Bíblia tem pouca relevância para ela nos dias de hoje. Afinal, elas são mencionadas especificamente em poucas ocasiões na história do relacionamento de Deus com seu povo.
Rebeca era uma moça bonita e charmosa, graciosa e desembaraçada, que se casou com o patriarca Isaque (Gn 24.15-67). A jovem serva de Naamã era não apenas obediente e prestativa, mas também espiritualmente perspicaz, como se pode ver em sua iniciativa de apresentar o Deus de Israel ao seu senhor, um pagão (2Rs 5.1-14). A filha de Jairo fazia parte de uma família rica e importante, mas era preciosa para o Salvador que ele restaurou a vida dela (Mc 5.21-43). Rode se mostrou atenta sensível à operação do Senhor quando ele libertou Pedro da prisão e ela se recusou a duvidar, mesmo quando outros questionaram sua fé (At 12.13-15).
Além desses exemplos, temos o testemunho vibrante de Maria, a mãe de Jesus. Quando ainda era muito jovem, provavelmente uma adolescente, demonstrou fé e compromisso extraordinários ao responder em obediência ao chamado de Deus (Lc 1.26-38).
As Escrituras afirmam claramente a relevância e suficiência da Bíblia para todos os cristãos de todas as épocas (1Tm 3.16; 2Pe 1.3), pois as questões mais fundamentais da vida humana reaparecem em todas as gerações. Provérbios, o único livro voltado especificamente para os jovens é, em essência, um livro sobre uma vida de pureza e decisões sábias. Seu conselho para os meninos é igualmente apropriado para as meninas. O Livro de Números, apesar de ser constituído principalmente da história dos israelitas no deserto desde que deixaram o monte Sinai até entrarem na Terra Prometida, ao ser estudado detalhadamente pode proporcionar às meninas uma compreensão mais profunda das dificuldades que provavelmente enfrentarão ao entrarem na idade adulta.
A juventude é o tempo de formação da identidade, de autodescoberta, de desenvolvimento de amizades e crescimento, e a Palavra de Deus é suficiente para guiar as jovens em todas as áreas.
Veja também Mt 18.3, nota; tópicos sobre Adolescência (Lc 2); Filhos (2Sm 21; Sl 128; Pv 22; Lc 15); Feminilidade (Sl 144); Maternidade (Ez 16); retratos de Diná (Gn 34); Miriã (Êx 15); A serva de Naamã (2Rs 5); Rode (At 12).
Fonte: Bíblia da Mulher
Publicado por Ana Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário