sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Estudo Bíblico 72 - Lições Espirituais do Maná (Êx 16.31-32)

 









Introdução 
Nesse texto sagrado, é mencionado a ocasião em que os filhos de Israel chamaram de "maná" ao pão que Deus mandava dos céus (Êx 16.31). O "maná" era o pão milagroso que Deus mandava diariamente para os filhos de Israel no deserto. De acordo com a Bíblia, o povo de Israel comeu do "maná" que Deus mandava do céu por cerca de 40 anos no deserto, até que chegaram aos limites da terra de Canaã (Êx 16.32).

A importância do Maná nas Escrituras
1. O significado da palavra "maná" - o que é isto? (Êx 16.15) - aumenta mais ainda o mistério deste alimento divino (v. 31). A Bíblia diz que o "maná" parecia uma semente de coentro; era branco e tinha sabor de bolos de mel. A reação dos israelitas ao verem o maná é a mesma das pessoas maravilhadas diante dos milagres divinos. Elas perguntam coisas do tipo: "Que é isto?"; "que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?" (Mt 8.27).
2. De acordo com Nm 11.6, o povo começou a rejeitar o maná de Deus, dizendo: "Mas, agora, a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos". Infelizmente, tempos depois, o povo veio rejeitar Jesus Cristo, o Pão vivo que desceu do céu (Jo 1.11-12; 6.57-60).
3. Em Dt 8.3, Moisés recorda aos filhos de Israel o propósito divino de enviar o maná: "E te humilhou e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram, para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem".
4. Em Js 5.12, a Bíblia menciona o momento que cessou o maná, dizendo: "E cessou o maná no dia seguinte, depois que comeram do trigo da terra, do ano antecedente, e os filhos de Israel não tiveram mais maná; porém, no mesmo ano, comeram das novidades da terra de Canaã".
5. Em Ne 9.20, Neemias relembra ao Senhor o cuidado que teve para com o seu povo, dizendo: "E deste o teu bom espírito, para nos ensinar; e o teu maná não lhe tiraste da sua boca; e água lhe deste na sua sede".
6. No Sl 78.25, o salmista ainda chama o maná de "trigo" celestial, dizendo: "e fizesse chover maná sobre eles, para comerem, e lhes tivesse dado do trigo do céu".
7. No Sl 78.25, o salmista ainda chama o maná de "pão dos poderosos" (ou "dos anjos"), dizendo: "Cada um comeu o pão dos poderosos; ele lhes mandou comida com abundância". De acordo com 2Rs 19.5-8, o profeta Elias comeu desse pão e caminhou por 40 dias e 40 noites com a força do nutriente que havia neste pão.
8. Em Jo 6.48-51, Jesus revelou ao povo quem é o verdadeiro maná que Deus enviou do céu: "Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo".

Conclusão
Em Ap 2.17, o Senhor Jesus Cristo promete um maná especial ao crente vencedor, dizendo: "Quem tem ouvidos, ouça o que Espírito diz às igrejas: Ao vencer, darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe".

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário