terça-feira, 10 de novembro de 2020

Estudo Bíblico 66 - O Dom de operação de maravilhas (Êx 11.10)

 


Introdução
Esse texto sagrado revela o ministério de operação de maravilhas na vida de Moisés e na de Arão. Apesar do dom de operação de maravilhas só ter citado tecnicamente na Nova Aliança (1Co 12.10), percebemos esse dom operando de forma intensa na vida de Moisés e na de Arão (Êx 11.10). O dom de operação de maravilhas também é chamado de dom de operação de milagres. Um milagre é uma maravilha. A palavra "maravilha" significa algo formidável, impressionante e que é capaz de despertar admiração. O dom de operação de maravilhas implica a intervenção direta de Deus, executando sinais e prodígios no meio do seu povo. O dom de operação de maravilhas é também um dos dons do Espírito Santo que aparece com mais frequência nas Escrituras Sagradas, de Gênesis a Apocalipse. A ação de Deus em favor do seu povo sempre aparece acompanhada de sinais miraculosos, prodígios e maravilhas (Mt 13.54).

A operação de maravilhas nas Escrituras
1. O fato de Sara dar à luz um filho com 90 anos foi uma operação de maravilhas da parte de Deus (Gn 18.14; 21.1-5).  Na libertação de Israel do Egito, Deus operou muitas maravilhas por meio de Moisés e de Araão (Êx 3.20; 4.1-8; 7.10; 14.21).
2. O dom de operação de maravilhas era frequente no ministério de Josué (Js 3.5; 10.13). O dom de operação de maravilhas era frequente no ministério de Elias e de Eliseu (1Rs 17 - 19; 2Rs 1 - 8).
3. Em Jó 9.10, é dito que o Senhor é "o que faz coisas grandes, que se não podem esquadrinhar, e maravilhas tais que se não podem contar".
4. Deus é conhecido como o único que faz maravilhas! No Sl 136.4, o salmista celebra isto, dizendo: "Aquele que só faz grandes maravilhas; porque a sua benignidade é para sempre".
5. Em Mt 13.54, Mateus escreveu que Jesus, "chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam e diziam: Donde veio a este a sabedoria e estas maravilhas?"
6. Em Mc 6.2, Marcos escreveu sobre Jesus: "chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se admiravam, dizendo: De onde lhe vêm estas coisas? E que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos?" As pessoas ficavam admiradas com as maravilhas que Jesus fazia.
7. Em Mc 7.37, a Palavra de Deus afirma: "E admirando-se sobremaneira, diziam: Tudo faz bem; faz ouvir os surdos e falar os mudos".
8. O dom de operação de maravilhas era frequente no ministério dos apóstolo (At 2.43). Em At 6.8, Lucas escreveu que "Estevão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo".
9. Em At 19.11, é dito que "Deus, pelas mãos de Paulo, fazia maravilhas extraordinárias". E, em 2Co 12.12, Paulo confirma isso, dizendo: "Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós, com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas".
10. O evangelho da salvação era confirmado por vários sinais e maravilhas e pelos dons do Espírito Santo, distribuídos segundo sua vontade (Hb 2.4).

Conclusão
O apóstolo Paulo afirma, em Rm 15.19, o seguinte: "Pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que, desde Jerusalém e arredores e até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Cristo". Portanto, o dom de operação de maravilhas é indispensável na proclamação do evangelho de Cristo, pois a conversão do pecador já é um milagre em si mesma; o milagre do novo nascimento!

Fonte: Bíblia do Pregador Pentecostal
Publicado por Ana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário